• Possui alguma dúvida?
  • Phone: +(34) 3212-1477
  • Email: contato@escritorialcontabil.com.br
Stay Connected:

6 DICAS DE GESTÃO DE TEMPO PARA MÉDICOS | Escritorial Contábil

Escritório de Contabilidade em Uberlândia - Minas Gerais | Escritorial Contabilidade

Práticas eficientes de gestão de tempo para médicos, podem ajudar no crescimento de uma clínica médica! 

Descobrir como aumentar o faturamento, assistir a seminários, participar de congressos, realizar o atendimento diário de uma quantidade significativa de pacientes e ainda ter que lidar com as responsabilidades administrativas em sua clínica, pode ser um enorme desafio para o médico empreendedor. Além disso, pode ser muito estressante e também fazer com que este profissional da saúde comprometa a qualidade de seu atendimento, seja, limitando o tempo de consulta de seus pacientes ou tendo que sacrificar o tempo precioso para curtir a família e os amigos. Isso não é nada bom!

O gerenciamento eficiente do tempo pode ajudar o médico empreendedor a resolver este problema e estabelecer um equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida privada. Gerir o tempo é parte integrante de suas atividades diárias, uma vez que pode significar uma melhor prestação de serviços relacionados ao atendimento de seus pacientes e um aumento significativo da receita de sua clínica, ajudando-o a desempenhar melhor o seu trabalho.

Neste artigo preparamos algumas dicas de gestão de tempo para médicos, para que estes profissionais tenham um melhor aproveitamento da vida profissional e pessoal.

1º Aprenda o poder do “Não”

O dia está terminando, você tem um compromisso marcado com sua família, e seus colegas de trabalho pedem a sua ajuda para atender alguns pacientes extras, o que você faz?

Na maioria das vezes, os médicos acabam atendendo a esses pacientes e desmarcando o compromisso agendado com antecedência seja com quem for. Isso não pode acontecer de forma alguma, a não ser que seja uma emergência médica, da qual dependa a vida destes pacientes. Portanto, seja muito realista e prático em relação à sua agenda clínica. 

Embora possa parecer uma boa ideia espremer seu tempo para atender mais alguns pacientes, pense sobre como isso se encaixa em sua agenda e o prejuízo que isso pode trazer aos seus relacionamentos pessoais. Entenda que não existe problema algum em você dizer “Não”, principalmente se isso significar uma diminuição em sua sobrecarga, além de melhorar a sua capacidade de dedicar um tempo de qualidade adequado aos seus pacientes e principalmente a sua família.

2º Planeje sua programação

É aconselhável investir em um sistema de gestão de clínicas para ajudar você e sua equipe a planejarem o agendamento de novas consultas, retornos de pacientes, procedimentos, visitas de acompanhamento, prontuários médicos, etc. Ter uma ideia clara no início do dia sobre tudo o que terá a fazer, o ajudará a preparar e priorizar suas tarefas. Isso permitirá que você gerencie de forma eficiente o seu dia, dedicando tempo suficiente para cada um de seus pacientes. Tão importante quanto planejar, é seguir rigorosamente a sua agenda, exceto, é claro, em caso de emergências inevitáveis.

3º Envolva sua equipe

Contar com o apoio de toda a equipe de colaboradores é crucial para alcançar uma gestão de tempo eficiente e melhorar o funcionamento de sua clínica médica. Pequenas coisas como, o envio de mensagens de texto aos seus pacientes para garantir que eles não perderão suas consultas, confirmar o retorno de acompanhamento e/ou reagendar quando necessário é fundamental para, através da fila de espera, colocar outro paciente no lugar, garantindo assim que não haverá tempo de ociosidade improdutiva para o médico e nem para a equipe.

A racionalização do faturamento e prontuários ou o agendamento de procedimentos médicos podem ajudar a organizar consultas e evitar atrasos desnecessários. Uma ótima maneira de fazer isso seria através de agendamento on-line e faturamento eletrônico (através do site, por exemplo).

4º Uso de prontuários online

Existem diversas plataformas e sistemas que oferecem aos profissionais de saúde a oportunidade de armazenar os prontuários de atendimento de seus pacientes, de forma on-line. Estes sistemas garantem que todas as informações de seu paciente estarão facilmente acessíveis para você e sua equipe durante as consultas na clínica. Isso significa que os pacientes não precisarão repetir detalhes de sua consulta anterior, dados de exames ou histórico médico, economizando um tempo valioso durante as consultas, sem comprometer a qualidade do atendimento.

5º Use e abuse da tecnologia móvel

A vantagem de usar um aplicativo de gerenciamento de clínicas é que o app oferece aos médicos empreendedores a flexibilidade de gerenciar sua clínica médica de qualquer lugar, independente de estarem presente na clínica ou não.

Os sistemas convencionais de gestão de clínicas podem ser restritivos, uma vez que tem acessibilidade limitada. No entanto, optar por investir em uma tecnologia móvel pode ajudá-lo a economizar um tempo precioso e também pode significar que você pode atender mais pacientes em um dia. Esqueça e-mails, SMS e ferramentas de agendamento complexas. Use um aplicativo móvel que esteja integrado ao software da clínica. Isso permitirá que você acesse o banco de dados do paciente enquanto gerencia seus compromissos e relatórios de atendimentos e prescrições médicas.

6º Comunique-se com seus pacientes

Evite erros de agendamento pela falta de comunicação entre você, seus funcionários e pacientes, estabelecendo meios confiáveis de comunicação. Alertas e lembretes automatizados podem ajudar a evitar o cancelamento de consultas, a maior “praga” para o faturamento de uma clínica médica. Lembretes e softwares de agendamento automatizados são fáceis de usar e também garantem que os pacientes não ficarão um tempo de espera excessivo em sua clínica. Isso faz com que todas as suas consultas diárias estejam de acordo com o planejamento da clínica.

Conclusão 

Fazer algumas mudanças na maneira como você trabalha todos os dias pode significar o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Com a tecnologia à sua disposição, a gestão de tempo para médicos não será mais um grande desafio para o empreendedor da saúde. Na verdade, gerir melhor seu tempo realmente pode revelar-se muito eficaz e ajudá-lo a atender mais pacientes diariamente, sem prejudicar suas tarefas e compromissos da vida privada.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

E então Doutor, você já encontrou uma maneira eficiente de gerenciar o seu tempo? Que tal compartilhar conosco a sua história!

Até breve!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Compartilhe nas redes!



Recomendado só para você!
Mas se você é um médico recém-formado ou acaba de…