Índice
Entenda o que é uma sociedade coletiva e as vantagens que proporciona à advogados
Você sabe o que é uma sociedade coletiva? Leia o artigo que preparamos e saiba mais sobre ela!
Advogado, você precisa saber o que é uma sociedade coletiva e as vantagens de utilizá-lo ao abrir o seu escritório?
Então chegou ao local certo!
No nosso artigo vamos bater um papo sobre o que é uma sociedade coletiva, dificuldades que advogados costumam ter relacionadas ao assunto e as principais vantagens de abir um escritório sob a forma de sociedade coletiva.
Sendo assim, fique com a gente até o final e faça escolhas inteligentes no seu empreendimento!
O que é uma sociedade coletiva?
Boa parte das empresas brasileiras é aberta sob forma de sociedade limitada, escritórios de advocacia, ainda, costumam ser registrados sob forma de sociedade simples, formada por profissionais que desempenham atividades intelectuais.
Por conta disso, outras modalidades acabam não sendo conhecidas e não se popularizando tanto, como acontece com a popularmente conhecida sociedade coletiva, mas que é denominada pelo nosso Código Civil, Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, de sociedade em nome coletivo.
Trata-se de uma sociedade que possui personalidade jurídica, já que pode ser inscrita em diferentes órgãos públicos, ainda, conta com autonomia sobre o seu patrimônio, pode mover processos em seu nome, ou seja, pode mover processos e figurar como réu em ações.
Inclui-se que, ao ter personalidade jurídica, uma empresa pode também realizar negociação, e tudo isso se aplica ao contexto da sociedade coletiva.
Outro fator importante é que essa modalidade de está presente em nosso Código Civil, nos artigos 1039 até o 1.044.
Antes da gente passar para o próximo tópico, aproveite para ler alguns artigos que separamos e vão ajudar você, que é advogado a fazer escolhas inteligentes:
- Sociedade de advogados no Simples Nacional: do que você precisa saber?
- Sociedade de advogados em Uberlândia – MG: como abrir?
- Simples Nacional ou Lucro Presumido Para advogados?
Quais as principais dificuldades que os advogados têm em relação ao assunto?
Um dos principais obstáculos enfrentados por advogados quando se trata desse assunto, é o desconhecimento da sua existência.
Como veremos a seguir, existem algumas características que tornam esse tipo de sociedade desvantajoso.
Quais as características e exigências para se abrir uma sociedade coletiva?
Dentre as exigências para se abrir uma sociedade coletiva temos que apenas pessoas físicas podem fazer parte do seu quadro societário.
Outro ponto importante é que os sócios possuem responsabilidade solidária, ou seja, em caso de débito do escritório, todos os sócios responderão em conjunto.
Essa responsabilidade também é exercida de forma ilimitada, com isso, os sócios poderão responder com todo o seu patrimônio por débitos do escritório.
O vídeo abaixo ajudará você a entender melhor sobre o assunto:
Sendo assim, traz grandes responsabilidades e riscos aos participantes do quadro societário.
Mas vale lembrar que os sócios podem, de comum acordo, limitar a responsabilidade de cada um ao firmarem uma sociedade, principalmente como a sociedade de nome coletivo.
Nesse sentido, clique no link abaixo e entenda como ter mais segurança ao registrar o seu escritório:
Escritorial: somos uma contabilidade especializada em escritórios de advocacia
Como vimos em nosso artigo, a sociedade coletiva é uma modalidade de abertura de escritório não muito comum, um dos fatos que leva a isso é devido ao fato de existirem outras que trazem maior proteção ao patrimônio dos sócios.
Dito isso, vale lembrar que nós, da Escritorial, somos uma contabilidade especializada em escritórios de advocacia e vamos ajudar você a fazer escolhas inteligentes ao iniciar o seu empreendimento.
Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça de perto as vantagens de contar com o nosso apoio.
Quero otimizar a gestão do meu escritório de advocacia!