Entender como elaborar orçamentos de engenharia de forma correta pode ajudar sua empresa a aumentar os lucros. Leia e saiba mais!
Engenheiro, você faz seu orçamento de engenharia funcionar para você, ao invés de contra você?
Essa é uma pergunta muito importante, pois realizar esse orçamento de forma correta é essencial para que a sua empresa consiga garantir a lucratividade e até mesmo aumentar esses lucros.
Por isso, no artigo de hoje, nós, da Escritorial, vamos explicar, de forma simples e efetiva, como elaborar o seu orçamento de engenharia de forma correta e lucrativa.
Acompanhe!
O que são orçamentos de engenharia e qual a sua importância?
O orçamento de engenharia pode ser definido com um documento que detalha todas as informações financeiras necessárias para a execução de um projeto.
Isso significa que ela apresenta tanto os custos diretos (materiais, equipamentos, ferramentas, mão de obra, etc.) quanto os custos indiretos ( taxas e impostos, lucratividade, etc).
Dessa forma, através dos orçamentos de engenharia é possível planejar, prever custos, estabelecer o valor dos serviços realizados e prever a lucratividade.
Além disso, através dos orçamentos, é possível:
- Tomar decisões mais acertadas;
- Cumprir com os prazos estabelecidos;
- Ter conhecimento sobre o custo final do projeto;
- Ter maior controle dos insumos necessários;
- Ter maior poder de negociação;
- Ter maior facilidade para o planejamento e execução do projeto.
Sendo assim, trata-se de um documento de fundamental importância para a manutenção da empresa, para a sua organização, saúde e lucratividade.
Por isso, deve ser realizado de forma correta e efetiva, e é sobre isso que vamos falar a seguir. Acompanhe!
Como fazer um orçamento de engenharia de forma correta e lucrativa? Siga o passo a passo!
Para elaborar orçamentos de engenharia corretamente e de forma que se consiga aumentar os lucros da sua empresa, você pode seguir o passo a passo abaixo:
- Faça um levantamento quantitativo de forma detalhada;
- Estabeleça as Composições de Preços Unitários (CPUs);
- Realize o cálculo do preço da mão de obra;
- Considere tanto os custos diretos quanto os custos indiretos;
- Considere taxas, impostos e lucro desejado;
- Realize o cálculo da Bonificação e Despesas Indiretas (BDI);
- Realize uma análise da curva ABC, a fim de que se obtenha indicadores que irão impactar o valor final, como os referentes a insumos, materiais e mão de obra.
Seguindo esses passos, você conseguirá obter orçamentos de engenharia que ajudarão sua empresa a aumentar os lucros.
No entanto, como você pôde observar, são muitos os pontos que precisam ser considerados para que seja possível elaborar o orçamento corretamente.
Nesse sentido, contar com uma contabilidade especializada em engenharia é fundamental para que todo esse processo ocorra de forma facilitada e sem erros.
Conte com o suporte da Escritorial!
Nós, da Escritorial, somos uma contabilidade especializada em engenharia com vasta experiência no mercado. Dessa forma, temos a expertise necessária para auxiliar em todos os processos contábeis, financeiros, tributários e administrativos para que você consiga maior facilidade e assertividade para elaborar os seus orçamentos de engenharia de forma correta para que consiga evitar prejuízos, reduzir erros e aumentar seus lucros.
Então não deixe de entrar em contato conosco para conhecer melhor os nossos serviços, tirar suas dúvidas e aproveitar todos os benefícios de contar com o nosso suporte especializado.
E se você gostou do artigo de hoje, não deixe de acessar os links abaixo:
- Licenciamento de obras e construções – Como funciona?
- Preço de projeto: entenda como calcular adequadamente!
- Como aplicar o gerenciamento de projetos em uma rotina de obras?
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM UMA CONTABILIDADE ESPECIALIZADA EM ENGENHARIA!