• Possui alguma dúvida?
  • Phone: +(34) 3212-1477
  • Email: contato@escritorialcontabil.com.br
Stay Connected:

Como a Junta Comercial em Uberlândia pode ajudar o empresário?

Como A Junta Comercial Em Uberlândia Pode Ajudar O Empresário - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade

Entenda como a Junta Comercial de Uberlândia pode auxiliar a sua empresa e quais serviços eles prestam! 

Seja para quem já tem, ou pretende abrir uma empresa, a Junta Comercial é uma das entidades mais importantes. Se acaso, o empreendimento estiver em Minas Gerais, então,o órgão é a JUCEMG (Junta Comercial de Minas Gerais), que tem sede na capital, mas atua assim, com várias unidades de atendimento nas cidades do estado. 

Por não saber disso, muitas pessoas se perguntam então, se existe uma Junta Comercial em Uberlândia. A unidade não só existe, como também é essencial para os empresários da região. Então, vamos conversar mais sobre isso?

Saiba o que é a Junta Comercial em Uberlândia

A JUCEMG, como as demais juntas do país, é um órgão governamental que tem como finalidade principal,  registrar as atividades empresariais. Desse modo, segundo o site da instituição, ela também foi criada para :

“fomentar, facilitar e simplificar o registro de empresas e negócios, em consonância com as políticas de desenvolvimento social e econômico do Estado”. 

Hoje em dia, a sede da junta fica em Belo Horizonte,entretanto, a entidade tem unidades em várias cidades do estado, incluindo Uberlândia. A sua criação ocorreu em 1755, em substituição à Mesa dos Homens de Negócio, época que coincide com uma certa autonomia dos comerciantes da região e até então era totalmente comandada por portugueses.

Após várias mudanças, inclusive em sua legislação, a JUCEMG  atualmente, é um órgão que aproveita a tecnologia para ajudar empresários do setor a agilizar processos burocráticos, gerando assim, mais trabalho e renda para a população.  

Abra Sua Empresa - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade

Veja quais são as funções da Junta Comercial de Minas Gerais

Agora que você já sabe o que é a Junta Comercial em Uberlândia, chegou o momento de compreender as funções encarregadas pelo órgão, ou seja, de que forma ela beneficia os empreendedores. 

Entender quais são os objetivos e serviços oferecidos pelo órgão é muito importante para qualquer empresário, independente do tamanho ou nicho da empresa. Desse modo, confira alguns dos serviços oferecidos na Junta Comercial de Minas Gerais. 

Abertura de empresas

A abertura de empresa é um dos serviços mais procurados e relevantes da Junta Comercial de Minas Gerais. O processo envolve escolha do tipo de natureza jurídica,  de empresa, consulta de viabilidade, preenchimento de formulários, entrega de documentações, entre outros itens. Assim, a estimativa é que a abertura seja oficializada em até 9 dias; também é no órgão que se realiza o fechamento da empresa. 

Alteração de empresa

É muito importante que os empresários mantenham seus dados atualizados na Junta Comercial de Minas Gerais, para então, evitar problemas com órgãos de fiscalização. Na entidade é permitido alterar a atividade econômica da empresa, o nome empresarial, o quadro societário, o capital, entre outras informações. 

Elaboração de tabela de preços

A Junta Comercial de Minas Gerais realiza a elaboração de tabela de preços dos serviços que a compete. Para isso, o órgão leva em consideração a instrução normativa do DREI (Departamento de Registro Empresarial e Integração), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Expedição de certidões

A Junta Comercial em Uberlândia emite 3 tipos de certidões que podem ser úteis aos empreendedores: 

  • certidão simplificada: apresenta as informações atualizadas da organização e serve para comprovar a sua regularidade; 
  • certidão específica: certidão que mostra informações específicas;
  • certidão de inteiro teor: fornece a reprodução total de ato arquivado no órgão, serve para substituir documentos perdidos ou verificar os atos já arquivados da organização.

Então, compreendeu o funcionamento da Junta Comercial em Uberlândia? 

Como vimos o órgão oferece serviços úteis para os empresários da região. Além de tudo citado, a Junta Comercial de Minas Gerais realiza cursos e eventos de diversos assuntos que podem interessar ao empreendedor. 

Gostou? Continue se informando no blog

E não hesite em nos contatar caso haja qualquer dúvida

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Compartilhe nas redes!



Recomendado só para você!
Para ter certeza de que as empresas estão sendo calculadas…