• Possui alguma dúvida?
  • Phone: +(34) 3212-1477
  • Email: contato@escritorialcontabil.com.br
Stay Connected:

Como encerrar sua sociedade sem problemas?

Passo A Passo De Como Desfazer Sua Sociedade Sem Problemas Post (1) - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade

Cinco passos para encerrar sua sociedade sem problemas!

Fique por dentro do que você precisa saber para encerrar a sociedade de forma segura e eficaz 

Encerrar uma sociedade não é uma situação das mais agradáveis. Afinal, muitos objetivos foram construídos em conjunto na hora de sua formação. Portanto, é necessário encerrar a sociedade da melhor maneira possível, principalmente se as divergências atuais se tornaram algo insustentável. 

Para que isso possa ser feito sem gerar problemas para os sócios envolvidos, é necessário saber alguns passos fundamentais. 

Por isso, neste artigo, você vai conferir um passo a passo para que todo esse trâmite possa ser feito, de maneira segura e eficaz. Vamos lá? 

Passo a passo para encerrar uma sociedade 

Primeiro passo – Sem dúvidas, o primeiro passo é ter certeza de que deseja encerrar a sociedade. Pense, pondere e pegue opinião de amigos ou de quem entenda do assunto. Afinal, não é uma decisão fácil! 

Encerrar uma sociedade é como encerrar um casamento: não tem aquela obrigação de durar por toda a vida, apesar de o objetivo inicial ser a frase “até que a morte nos separe”. Por isso, ao confirmar que realmente quer deixar a sociedade, vá para o segundo passo!

Segundo passo – Depois de chegar à conclusão de que realmente pretende sair da sociedade, é chegada a hora de comunicar sobre sua decisão aos demais sócios. Sim, também não se trata de algo simples! 

Porém, além de conversar com os sócios, é necessário comunicar aos envolvidos por escrito sobre a sua saída, segundo o art. 1029 do Código Civil. 

Redija um documento de próprio punho, assine e reconheça firma. Em seguida, envie pelos correios para que possa ter o aviso de recebimento do documento, chamado de AR. Esta é a forma pela qual todos os sócios irão comprovar que realmente está saindo da sociedade! 

Terceiro passo – Depois de enviar a sua carta registrada, é necessário aguardar o prazo. Sim, você precisa avisar com 60 dias de antecedência sobre sua retirada da sociedade. 

Isso quer dizer que, somente após esse período, você não fará mais parte da sociedade. E tem mais: este período é justamente exigido para que os demais sócios possam programar o que será feito em relação a sua saída.

Advogados - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial ContabilidadePowered by Rock Convert

Quarto passo – Diante dos procedimentos de aviso prévio realizados, o próximo passo é retirar seu nome do contrato social. É a partir desse procedimento que seu nome será retirado de maneira formal e definitiva da sociedade. 

Normalmente, após fazer a alteração contratual em cartório, é também exigido que tal documento seja arquivado na Junta Comercial da sua cidade. 

E fique atento! Você tem apenas 30 dias para que isso possa ser feito, de acordo com o artigo 1031 do Código Civil

Quinto passo – Este é, com toda a certeza, um dos passos mais difíceis. Mas também de total importância. Ao entrar na sociedade, você investiu, seja tempo ou dinheiro, para que o negócio existisse. 

Tal investimento pode ser conferido através das quotas discriminadas no contrato social da empresa. Portanto, ao deixar a sociedade, é necessário receber o que foi investido. Para que isso seja feito da melhor maneira, e sem gerar prejuízos para todos os envolvidos, deverá ser feito um balanço específico, realizado pela contabilidade, para apurar o valor de cada quota do sócio que está se retirando.

Logo, para receber tais valores, isso deverá ser estipulado no contrato social. Porém, caso não esteja claro nele, o pagamento deverá ser feito em dinheiro e no prazo de 90 dias corridos.

Conte com quem entende do assunto!

Nós, da Escritorial, prestamos assessoria através de uma equipe treinada e qualificada nas áreas contábil, fiscal, pessoal, imposto de renda, auditoria, societária e tributária.

Nosso foco é na qualidade, no cumprimento de prazo, eficácia e profissionalismo! Podemos ajudar você a sair de uma sociedade, bem como em muitos outros processos contábeis e fiscais! 

Entre em contato pela nossa barra superior do lado direito do nosso site! Aguardamos!

QUERO ENCERRAR MINHA SOCIEDADE SEM PROBLEMAS

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Compartilhe nas redes!

Summary
Como encerrar sua sociedade sem problemas?
Article Name
Como encerrar sua sociedade sem problemas?
Description
Cinco passos para encerrar sua sociedade sem problemas! Fique por dentro do que você precisa saber para encerrar a sociedade de forma segura e eficaz
Author
Publisher Name
Escritorial
Publisher Logo


Recomendado só para você!
BC diz que WhatsApp Pay começará a operar em breve…