• Possui alguma dúvida?
  • Phone: +(34) 3212-1477
  • Email: contato@escritorialcontabil.com.br
Stay Connected:

Como funciona a emissão de nota fiscal eletrônica em Uberlândia

Como Funciona A Emissao De Nota Fiscal Eletronica Em Uberlandia Saiba Tudo Neste Artigo Post (1) - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade

Para ter certeza de que as empresas estão sendo calculadas e transmitidas corretamente, o governo realiza uma fiscalização das Notas Fiscais emitidas por ela. Um dos principais objetivos de implementar a Nota Fiscal Eletrônica em Uberlândia é facilitar essa inspeção. 

No entanto, como vamos ver em breve, essa medida também é benéfica para os empresários. Então? Quer saber como emitir Nota Fiscal em Uberlândia? Continue acompanhando o artigo! 

Entenda melhor o que é quem pode emitir Nota Fiscal Eletrônica em Uberlândia 

Antes de saber como fazer a emissão de Nota Fiscal Eletrônica em Uberlândia, é essencial então, entender melhor o que são esses documentos e os seus diferentes tipos. Desse modo, a Nota Fiscal é um documento de fiscalização do Brasil que deve ser emitido então, para registrar transações de compra, venda ou transmissão de bens, produtos ou serviços. 

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é a versão digitalizada desse documento, que assim, é armazenada eletronicamente. Conheça, a seguir, os principais tipos.  

Nota Fiscal Eletrônica de Venda de Produto (NF-e)

Geralmente utilizada para registrar transações entre pessoas jurídicas, a NF-e é utilizada quando acontece a venda de produtos físicos e assim, é acompanhada da cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados. A expedição do documento é realizada na Secretaria Estadual da Fazenda da localidade em questão. 

Nota Fiscal Eletrônica de Serviço(NFS-e) 

Como o nome indica, a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço serve para registrar uma prestação de serviço realizada para uma pessoas jurídica ou física . Desse modo, se trata do modelo mais flexível e é muito utilizada por pequenas e médias empresas. 

Esse tipo de documento fiscal precisa ser emitido junto à Prefeitura Municipal em que a instituição prestadora do serviço está cadastrada. 

Confira Nossos Serviços 1 - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade

Saiba como fazer a emissão de Nota Fiscal Eletrônica em Uberlândia 

Precisa emitir Nota Fiscal Eletrônica em Uberlândia? A NFS-e pode ser emitida no site da prefeitura após a realização de um cadastro. 

Depois de acessar o site e preencher os dados solicitados pela plataforma, é preciso imprimir o documento de credenciamento e levá-lo até a prefeitura junto com a documentação solicitada (contrato social, cópia do RG).

Após a análise, caso esteja tudo certo, você receberá um login e senha no e-mail cadastrado. Ao entrar no sistema pela primeira vez será possível realizar um recadastramento para atualização dos dados — passo que é obrigatório para realizar a emissão do documento fiscal.  

Na sequência será permitido preencher os dados da nota fiscal. A plataforma irá calcular automaticamente o imposto devido pelo prestador do serviço, e as informações serão registradas na nota. Depois da emissão, a guia tributária pode ser impressa e paga na rede bancária credenciada pelo poder público municipal.  

Vantagens da emissão de Nota Fiscal Eletrônica em Uberlândia 

Já sabemos que o governo se beneficia com as Notas Fiscais Eletrônicas, que consegue fiscalizar com mais facilidade e reduzir as chances de sonegação de tributos. Agora, conheça alguns benefícios que substituir a nota tradicional pela NFS-e traz aos empresários:

  • redução de custos com impressão e armazenamento dos documentos;
  • otimização e organização das notas fiscais da empresa;
  • maior simplificação de obrigações acessórias. 

Emitir Nota Fiscal Eletrônica em Uberlândia é vantajoso para empresários e também para o poder público municipal. Qualquer prestador de serviço que tenha Inscrição Municipal na cidade pode realizar o registro de suas transações dessa maneira, basta seguir os passos descritos aqui. Apesar de ser um procedimento prático e fácil, é importante lembrar que, para evitar problemas com a fiscalização, as notas precisam ser emitidas com muito cuidado. 

Por isso, caso tenha alguma dúvida sobre o processo, não deixe de pedir ajuda a um profissional especializado. Entre em contato conosco.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Compartilhe nas redes!



Recomendado só para você!
Se você é um empreendedor mineiro e precisa de ajuda…