Índice
Saiba o que é a conciliação bancária e veja a importância desse recurso para a sua empresa
Entenda o papel da conciliação bancária na organização financeira da sua empresa
Responsabilidade financeira é um aspecto que poucos gestores aplicam no dia a dia de suas empresas – e essa afirmativa, por si só, já é um motivo de preocupação.
Sabemos que já está “maçante” falar sobre a pandemia, mas esse é um exemplo claro que mostra que o empresário que teve atitudes responsáveis com as suas finanças neste período acabou se dando melhor nos momentos de crise econômica – que, por sinal, o mundo inteiro enfrentou.
Em outras palavras, quem se blindou está com a empresa ativa e quem não tomou os devidos cuidados ou fechou as portas em definitivo, ou está em maus lençóis neste exato momento.
Pois bem, nobre amigo gestor, este artigo vem tratar de um recurso que é bem possível que você já tenha ouvido falar: a conciliação bancária.
Iremos te mostrar os aspectos conceituais e, também, dizer como essa ferramenta pode ser extremamente útil ao seu negócio.
Agora é só continuar aqui com a gente e aproveitar o conteúdo que está por vir.
O que é conciliação bancária?
A conciliação bancária é um recurso que tem como principal finalidade garantir o controle de setores, como:
- Administrativo;
- Contábil;
- Financeiro.
É com essa ferramenta que você analisa determinados dados da sua empresa e confronta com as informações bancárias, justamente para avaliar se há eventuais inconsistências que possam causar prejuízos à sua empresa.
Você precisa analisar os saldos, o livro caixa, os extratos bancários, avaliar as datas em que foram emitidos os cheques e assim por diante.
Com isso, finalizamos as questões relacionadas aos conceitos da conciliação bancária, que é algo bem simples de entender.
Agora, podemos ir adiante para que você entenda a importância desse recurso e como ter esse controle na prática.
A importância da conciliação bancária e como fazer
Em termos de importância, temos que dizer que é fundamental utilizar essa ferramenta, ao menos em determinado momento na sua empresa – o ideal é que exista uma periodicidade.
Mas por qual razão?
Simples, as inconsistências que podem existir são capazes de gerar prejuízos muito grandes ao seu negócio, sendo eles de cunho financeiro ou até mesmo de multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização.
É bom estar atento para evitar esse tipo de problema.
A melhor maneira de realizar a conciliação bancária na sua empresa é tendo uma equipe de profissionais da área de contabilidade para fazer toda a auditoria, para te dar um diagnóstico preciso da situação e para oferecer as soluções de que você precisa.
Vamos ainda mais além…
Após toda a regularização desses possíveis erros, é necessário criar condições de manter o contador sempre por perto, ou seja, firmar uma parceria para que ele garanta o controle completo da tríade: administração, contabilidade e finanças.
É desse jeito que você blinda o seu caixa contra qualquer eventualidade e, então, fica muito mais tranquilo no seu dia a dia.
Conte com a Escritorial!
Você já pensou em terceirizar o seu departamento financeiro?
Nós, da Escritorial, temos os melhores recursos do mercado para implementar uma gestão financeira terceirizada na sua empresa e para garantir os melhores resultados ao seu negócio.
Para você conhecer mais afundo os nossos serviços, basta clicar no link a seguir:
Terceirização da Gestão Financeira em Uberlândia – MG | Escritorial Contabilidade
Estamos esperando por você!
Conciliação bancária na organização financeira da sua empresa