Índice
Expansão empresarial: como ela pode ser feita?
Saiba o momento certo de promover a expansão da sua empresa e veja quais as melhores estratégias para esse momento. Leia mais informações em nosso artigo.
A expansão empresarial é algo que toda empresa deve fazer quando pensa em crescer e começar a explorar outros mercados.
Ela é uma busca das empresas por novos serviços ou produtos, podendo ocorrer de diversas formas, como através da adição de novos franqueados ou da abertura de novas filiais.
Se o seu negócio atingiu o chamado, ponto máximo, e se você está satisfeito com o que foi alcançado até agora, a expansão empresarial é muito indicada.
Aqui neste texto, nós iremos falar tudo o que você precisa saber a respeito dela.
O que é uma expansão empresarial?
A primeira coisa que precisa ser falada, aqui, é sobre o que significa esse termo.
Ele significa, como dito, uma busca da empresa por novos serviços ou produtos no mercado, podendo ser feita através de diferentes maneiras.
É o caso de abrir novas filiais, de adquirir um novo negócio ou ainda de adicionar franquias.
A expansão é uma opção voltada para toda empresa que já atingiu o seu potencial máximo, mas que quer continuar desenvolvendo-se.
Essa expansão é importante para aumentar a lucratividade de uma empresa, a sua influência no mercado e o seu marketing share.
Toda empresa que deseja sobreviver a um mercado tão competitivo precisa pensar na expansão para obter os resultados desejados.
Quais as vantagens da expansão empresarial?
A empresa que realiza uma expansão consegue obter diversas vantagens, por isso, cada vez mais, os negócios observam essa oportunidade.
A economia de escala, sem dúvida, trata-se de uma das maiores vantagens da expansão realizada por uma empresa.
É possível conseguir maiores descontos e condições de crédito muito melhores e mais altas, além do aumento do volume de negócios.
Com mais renda, a sua empresa poderá crescer de uma forma bem mais eficaz e sustentável.
Quais são as melhores estratégias para realizar uma expansão?
Na hora de fazer uma expansão, as empresas podem escolher entre duas estratégias consideradas principais.
A primeira delas é a estratégia para expansão orgânica, que é quando o caminho do crescimento ocorre através de fatores como:
- novos produtos criados;
- aumento da penetração da empresa no mercado;
- aumento da expansão da empresa no mercado;
- novos canais para distribuição disponíveis.
A outra estratégia usada é aquela de expansão, por meio de fusão ou de aquisição, quando uma empresa se funde com a outra ou é comprada por um concorrente.
Se o que é realizado é uma fusão, então a equivalência de valores se faz essencial.
Por outro lado, no caso de uma aquisição para expansão, os custos são bem maiores.
Entretanto, é possível aumentar a lucratividade da empresa de maneira mais prática, valendo muito a pena.
Escritorial: serviços especializados para o desenvolvimento e aumento dos lucros da sua empresa
A expansão empresarial é extremamente importante para qualquer empresa que deseje crescer ainda mais no mercado.
Para que ela seja realizada da maneira certa, o melhor é contratar um contador para lhe auxiliar nesse objetivo.
Fale conosco por um dos nossos canais de atendimento e conte com a equipe especializada da Escritorial para te auxiliar nesse e em outros serviços.