Índice
Entenda a necessidade de dar atenção especial ao setor de contas a receber da sua empresa e saiba como controlá-las
O setor de contas a receber é fundamental em qualquer empresa. Para ajudar você a entender melhor sobre o tema, foi que preparamos o presente artigo.
O setor financeiro de uma empresa é um dos mais importantes e isso inclui o departamento de contas a receber, afinal, os recursos necessários para boa parte – senão toda – a operação do negócio passam por ele, concorda?
Sendo assim, para evitar perder dinheiro e evitar que os índices de inadimplência aumentem, é fundamental atentar-se para questões que envolvam esse tema; isso vai ajudar você a evitar problemas e até mesmo a honrar suas dívidas junto aos seus credores.
Dessa forma, com o objetivo de ajudar você sobre o assunto, foi que preparamos o presente artigo.
Então, continue conosco até o final, faça uma ótima leitura e lembre-se de colocar em prática os ensinamentos aqui obtidos, combinado?
O que é o setor de contas a receber
Podemos entender o setor de contas a receber como o responsável por acompanhar as entradas de valores na sua empresa, decorrentes da negociação junto aos seus clientes.
Por meio dele, você consegue controlar os débitos que serão recebidos no dia, o que facilita a programação do setor de contas a pagar, que poderá se organizar sobre o que poderá ser quitado no dia presente ou subsequente.
Dependendo da maneira como a empresa é organizada, o setor de contas a receber também contribui para o funcionamento do setor de compras, definindo os limites que deverão ser respeitados ao se contrair novas dívidas, seja no montante das novas aquisições ou no valor de cada parcela.
Por que você precisa se preocupar com ele e quais as principais dificuldades
Sendo assim, quando você não dá a devida atenção a esse setor, sua empresa corre sérios riscos de aumentar seus níveis de inadimplência, o que pode comprometer, inclusive, o pagamento das suas dívidas.
Além disso, um setor de contas a receber, quando mal estruturado, muitas vezes acaba não transmitindo à gestão informações essenciais para as tomadas de decisão, as quais vão contribuir para a elaboração da política de prazos e descontos.
Como otimizar a gestão do seu setor de contas a receber
Sendo assim, é fundamental que a sua empresa, inicialmente, tenha uma boa gestão dos seus números.
Ou seja, registre todas as informações necessárias para saber quais clientes estão devendo, bem como o montante dos valores que devem ser pagos e aquilo que está em atraso.
Contar com uma régua de cobrança também vai ajudar você na administração desse departamento.
Por meio dela, você estabelece a abordagem que será utilizada junto a cada cliente que está em débito com a sua empresa, sejam essas dívidas vencidas ou não.
Diante disso, também é primordial contar com a tecnologia a favor do seu negócio, por meio do uso de softwares e de outros recursos que permitam a realização de um bom acompanhamento.
Escritorial: o nosso foco é fornecer soluções que funcionem e que façam a diferença na vida de cada um dos nossos clientes
Como vimos, ter um controle adequado do seu setor de contas a receber é essencial para evitar problemas junto ao seu negócio.
Uma alternativa muito utilizada atualmente, que permite uma maior eficiência nessa tarefa e uma redução de custos — já que, ao contar com ela, você não precisará ter um setor interno específico para lidar com as finanças da sua empresa —, é a terceirização do setor financeiro, também conhecida como BPO Financeiro.
Nós, da Escritorial, disponibilizamos esse serviço aos nossos clientes e convidamos você a clicar aqui e conhecer as vantagens de contar com o nosso apoio nesse assunto.
Controlar o setor de contas a receber da minha empresa