• Possui alguma dúvida?
  • Phone: +(34) 3212-1477
  • Email: contato@escritorialcontabil.com.br
Stay Connected:

Custos operacionais: Como podem afetar minha empresa de engenharia?

Custos Operacionais Como Podem Afetar Minha Empresa De Engenharia - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade

Toda empresa, desde o começo, tem custos operacionais, compromissos diários que influenciam diretamente nos lucros.

Então, tendo em vista os custos operacionais, você precisa evitar que seu empreendimento fique no vermelho ou haja falta de recursos financeiros. Isso através de um planejamento de gastos eficiente.

Com empresas de engenharia não é diferente: há custos operacionais, dependendo dos serviços prestados e do tamanho da organização.

Continue lendo e entenda como os custos operacionais podem influenciar em sua empresa de engenharia, além de conferir nossas dicas sobre como diminuir custos devidos a operações.

O que são custos operacionais?

Conceitualmente, custos operacionais são, como dito, compromissos financeiros diários para que a empresa possa funcionar. 

Portanto, trata-se de dinheiro gasto pela empresa para realizar suas atividades e viabilizar suas operações, por exemplo remunerações de funcionários, viagens corporativas e insumos de produção.

O segredo para a gestão dos custos operacionais é como diminuí-los e tornar a empresa mais lucrativa. 

Cuidado: não confunda custos operacionais com investimentos. Adquirir equipamentos, por exemplo, é investimento, pois é uma ação que procura obter lucros no futuro. Ao mesmo tempo, tinta para impressoras, itens para escritório e papel não são para lucros futuros, mas para o funcionamento da empresa, portanto, definem-se como custos operacionais.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade

Os quatro tipos de custos operacionais

Os custos operacionais podem ser classificados em quatro tipos básicos:

  • de representação: material de marketing e vendas, viagens corporativas, refeições, hospedagens;
  • financeiros: emissão de notas, pagamento de dívidas e juros e impostos e taxas;
  • não recuperáveis: multas por cancelamento de contratos e rescisórias, custos que não podem ser recuperados;
  • administrativos: salários, itens de escritório, compra de matéria-prima, aluguéis, água, luz, comunicação, gestão de pessoas.

Como os custos operacionais afetam a empresa?

Sua empresa de engenharia é diretamente influenciada pelos custos operacionais, visto que eles determinam a precificação de serviços e produtos ideais. 

Além disso, não conhecer os custos operacionais provoca descontrole financeiro, e você não terá segurança para investimentos, não sendo capaz de vislumbrar desperdícios.

Um custo operacional elevado demais impacta de forma negativa os resultados financeiros da sua empresa de engenharia, diminuindo a margem de lucros e fazendo com que as atividades sejam realizadas com preços maiores – isso diminui a competitividade do seu negócio. 

Calcule o custo operacional de sua empresa sem omitir nenhum gasto. Acompanhe esses custos de forma constante, verificando desperdícios, valores financeiros e a necessidade de ter novos fornecedores ou funcionários, caso eles desperdicem insistentemente recursos ou não consigam utilizá-los com precisão. 

Converse sempre com sua equipe para saber como andam as operações da empresa, faça seu estoque girar com rapidez, renove equipamentos, preste atenção a indicadores de desempenho e desenvolva uma gestão operacional eficiente.

Para diminuir os custos operacionais da sua empresa, há várias técnicas: pesquise qual é a mais indicada para sua realidade e seus objetivos. Como resultado, você vai conseguir maior rentabilidade, ser mais competitivo e ter mais capital, de forma a repassar menores preços aos seus clientes.

Esperamos que você tenha curtido do nosso conteúdo sobre custos operacionais para empresa de engenharia. Se gostou, compartilhe!

E se restou alguma dúvida entre em contato conosco!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Compartilhe nas redes!

Summary
Custos operacionais: Como podem afetar minha empresa de engenharia?
Article Name
Custos operacionais: Como podem afetar minha empresa de engenharia?
Description
Toda empresa, desde o começo, tem custos operacionais, compromissos diários que influenciam diretamente nos lucros.
Author
Publisher Name
Escritorial
Publisher Logo


Recomendado só para você!
O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo.…