Índice
Conheça agora os principais pontos sobre a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica e como não ter problemas com essa questão!
O início do ano é marcado pelo assunto Imposto de Renda, especialmente por geralmente ser de março até abril o prazo de declaração para pessoas físicas.
Com isso, vem à tona a necessidade de falar também sobre a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica que, apesar de ter um funcionamento diferente, precisa ser muito bem compreendida para que sérios problemas não ocorram na sua empresa.
Sabendo disso, preparamos este artigo justamente para falar sobre esses assuntos e esclarecer os principais pontos do IRPF e IRPJ.
Declaração de Imposto de Renda – como não ter problemas?
Apesar de ser algo presente na realidade de muitas pessoas físicas e jurídicas, esse ainda é um assunto que gera dúvidas e, consequentemente, problemas.
Estar em dia com a Declaração de Imposto de Renda é de extrema importância para garantir a sua conformidade fiscal, seja como PF ou PJ.
Afinal, trata-se de uma contribuição utilizada pelo Governo para ações em prol de toda a sociedade.
Para garantir que você esteja em dia com essas questões, vamos falar sobre os principais pontos do IRPJ e IRPF, além de mostrar a melhor forma de não ter problemas com essa questão.
Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física
A Declaração de IRPF 2021 tem o prazo de 1 de março até 30 de abril, ou seja, 60 dias para o envio da declaração completa ou simplificada.
Pessoas físicas com rendimentos superiores a R$28.559,70 precisam obrigatoriamente declarar.
Clicando aqui você tem acesso ao Programa Gerador da DIRF 2021.
Para obter a restituição cedo, é preciso também declarar cedo, além disso, aconselhamos a nunca deixar para última hora e, assim, evitar erros que podem gerar grandes dores de cabeça.
Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica
O funcionamento da declaração de IRPJ já é diferente, sendo que varia de acordo com o regime tributário em que seu negócio está enquadrado.
Os períodos de arrecadação podem ser mensais, trimestrais, anuais ou por evento, dependendo do regime tributário.
No caso de enquadramento no Simples Nacional, o IRPJ está incluso no DAS.
Dessa forma, é preciso ter atenção às especificidades do regime tributário do seu negócio e contar com suporte contábil para uma apuração sem erros.
O segredo para conformidade está no suporte contábil!
O suporte de profissionais especializados no assunto faz toda a diferença para a sua conformidade, seja você pessoa física ou jurídica.
Ainda que realizar a declaração esteja se tornando cada vez mais simples e prática por conta dos recursos digitais disponibilizados pela Receita Federal, a forma mais efetiva de garantir que tudo será realizado corretamente é tendo suporte contábil.
Conte com a Escritorial
E para isso, você pode contar conosco, da Escritorial!
Somos uma contabilidade com um time completamente preparado para te auxiliar com essa e outras questões.
Dessa forma, para ter profissionais preparados ao seu lado, basta entrar em contato conosco agora mesmo!
PRECISO DE AJUDA PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA