Índice
Dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda
As principais dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda precisam ser esclarecidas o quanto antes para evitar falhas no momento da transmissão dos dados. Leia o nosso artigo e informe-se!
A declaração de Imposto de Renda gera muitas dúvidas, por isso, com o prazo final se aproximando, não podemos falhar.
É bom agilizar o envio de tudo, e, se você ainda tem dúvidas de como fazer a declaração da sua empresa, este artigo vai ajudar muito.
Continue lendo e veja, nas próximas linhas, tudo o que você precisa saber sobre a declaração de Imposto de Renda para a sua empresa.
Declaração de Imposto de Renda: entendendo um pouco mais sobre o assunto
A declaração do Imposto de Renda é utilizada para monitorar as empresas contribuintes, entendendo quais são os seus ganhos, suas despesas e o seu patrimônio.
É um tributo federal sobre a renda, sendo preciso estar atento ao prazo de envio das informações.
Leia mais informações sobre a declaração do imposto de renda nos links abaixo:
- Como funciona a declaração do imposto de renda
- Entenda mais sobre imposto de renda e descubra se você tem direito;
- Saiba mais sobre imposto de renda para pessoas que recebem até 3 mil.
Como fazer a declaração?
Tratando-se de optantes pelo Simples Nacional, as informações referentes à apuração do tributo são enviadas mensalmente, no próprio portal.
Já empresas que recolhem seus tributos com base no Lucro Real ou Presumido precisam transmitir declarações como a DCTF e Escrituração Contábil Fiscal.
Confira os tipos de regime de tributação
Dentre os enquadramentos mais comuns de apuração do IRPJ, o Lucro Presumido e Lucro Real utilizam a alíquota de 15%. Já no Simples Nacional, o percentual varia de acordo com o faturamento dos últimos 12 meses e o segmento em que a empresa atua.
Abaixo explicaremos mais sobre os três modelos, começando pelo Simples Nacional.
As empresas que se enquadram no regime Simples Nacional efetuam o pagamento do Imposto de Renda de pessoa jurídica de forma simplificada e a declaração é feita por meio do PGDAS-D.
Já o Lucro Real é calculado com base no valor real do lucro de faturamento alcançado no período estipulado, podendo ser pago mensalmente, trimestralmente ou anualmente
O Lucro Presumido é destinado às empresas que têm um faturamento anual de até R$ 78 milhões e que não são obrigadas a apurar seus impostos pelo Lucro Real.
É então aplicada a alíquota de 15%, podendo haver a obrigatoriedade de se pagar o Adicional de Imposto de Renda.
Como saber se a sua empresa tem direito a restituição?
Caso a empresa tenha feito um pagamento superior ao valor devido, ela tem direito e deve fazer o requerimento do pedido eletrônico de ressarcimento em até 5 anos.
Escritorial: um auxílio de excelência na hora de fazer a declaração de Imposto de Renda da sua empresa
Para não ter problemas, o melhor a fazer é contratar um escritório contábil para cuidar de todas as etapas da declaração do Imposto de Renda da sua empresa.
Nós, da Escritorial, temos profissionais especialistas no assunto e qualificados para atender a sua empresa.
Para falar conosco, basta clicar no ícone do WhatsApp e enviar a sua solicitação ou dúvida, que estaremos prontos para lhe atender.
Oferecemos serviços variados para que você tenha tempo disponível para gerir o seu negócio, enquanto cuidamos da parte burocrática.