• Possui alguma dúvida?
  • Phone: +(34) 3212-1477
  • Email: contato@escritorialcontabil.com.br
Stay Connected:

Gestão de Custos para Engenheiros - Mensure os custos da sua operação

Gestao De Custos Para Engenheiros - Escritorial Contabilidade

A Gestão de Custos para Engenheiros é um processo fundamental para garantir o sucesso do seu negócio!

Saber como realizar a Gestão de Custos para Engenheiros é um dos primeiros passos para conquistar seus objetivos como um empresário no ramo da engenharia!

Apesar disso, não é incomum que empresários do ramo da engenharia não saibam exatamente como cuidar das finanças dos seus negócios. E não é culpa deles, afinal, a rotina já é acelerada, e a complexidade tributária, fiscal e contábil brasileira é alta.

Além disso, não é tarefa do empresário conhecer os aspectos da legislação e os trâmites fiscais, mas sim do contador especializado em contabilidade para engenharia! De qualquer forma, trouxemos dicas importantes, que te ajudarão a entender mais sobre a saúde financeira do seu negócio e formas de cuidar dela!

Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e conheça tudo que você precisa!

A Gestão de Custos para Engenheiros depende de uma análise criteriosa!

Sim, e creio que você já imaginava isso. Contudo, talvez os processos ainda não sejam tão claros na sua mente quanto ao que é necessário fazer e que tipos de controles será necessário estabelecer para que a Gestão de Custos funcione corretamente.

Então, primeiramente, peço que não pense no quão atarefada a sua rotina já é, pois é possível agilizar alguns processos bastante cansativos e burocráticos!

Vamos focar na solução!

Tudo começa com um bom planejamento

Nenhum projeto deve começar sem planejamento. Algo que começa sem um escopo e não tem qualquer estrutura está fadado ao fracasso, e como um engenheiro, você não pode – e nem deve – aceitar isso. O seu trabalho é extremamente importante e requer um cuidado muito grande.

Por isso, garanta que todas as partes interessadas e responsáveis pelo projeto estejam cientes de quais serão os rumos a ser seguidos e que o escopo esteja certo.

A gestão de custos para Engenheiros depende disso!

A partir daí, será preciso verificar se o orçamento disponibilizado pelo cliente equivale às necessidades do projeto, se a expectativa de conclusão do projeto por parte do cliente condiz com o escopo e com o orçamento, entre outros detalhes.

É importante também, depois de criar um documento detalhado sobre todas as etapas do processo, designar os responsáveis pela execução de cada etapa do projeto, bem como sua aprovação e data de entrega. Um gráfico de Gantt e uma Matriz RACI podem ser muito úteis nesse aspecto.

Custos diretos e indiretos

A redução de custos para Engenheiros também requer que você compreenda o que são custos diretos e indiretos, bem como o que acarreta no seu aumento e na sua redução.

Toda vez que o tempo de conclusão para determinado projeto é estendido, isso gera custos indiretos com horas extras de funcionários, materiais e outros itens que não estavam diretamente relacionados aos custos previstos no escopo e no documento que detalha o projeto.

Então: custos indiretos são variáveis, pois as situações onde eles existem não apresentam quantidades exatas.

Custos diretos, por outro lado, são pré-definidos e essenciais para a conclusão do projeto, não variam e estão devidamente contabilizados. Logo, você precisa trabalhar para evitar os custos indiretos e reduzir ao máximo os custos diretos!

A gestão de custos para engenheiros só funcionará com um planejamento sólido e muito trabalho conjunto com um contador especializado.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Compartilhe nas redes!



Recomendado só para você!
Da documentação a dicas valiosas para o sucesso: saiba como…