• Possui alguma dúvida?
  • Phone: +(34) 3212-1477
  • Email: contato@escritorialcontabil.com.br
Stay Connected:

Gestão tributária: O que é e como fazer?

Gestao Tributaria O Que E E Como Fazer - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade

O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo. Por isso, é essencial entender como fazer uma boa gestão tributária para sua empresa.

O sistema tributário brasileiro é complexo, incluindo vários tributos que se modificam de acordo com o que é vendido. Neste artigo, você vai saber mais sobre gestão tributária, o que é e como fazê-la com eficiência.

Tem interesse no assunto? Então continue a leitura e entenda mais sobre a gestão tributária, que é um dos fundamentos para o bom funcionamento e crescimento de uma empresa, afinal, você evita custos e faz os melhores investimentos.

O que é gestão tributária?

Gestão tributária é o gerenciamento dos processos tributários de uma empresa, visando o controle de operações diretamente ligadas a tributos e ao planejamento das estratégias da organização.

Embora a gestão tributária seja importante, não são só os impostos devem ser considerados, mas, também, outras rotinas fiscais.

Os principais objetivos da gestão tributária são:

  • interpretar e executar o setor fiscal da empresa;
  • evitar e corrigir erros no cumprimento de obrigações;
  • implementar economia tributária – de formas lícitas;
  • evitar multas por pagamentos indevidos de tributos.

Confira Nossos Serviços - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade

Dicas para gestão tributária

1. Conheça e siga fielmente as leis

Uma boa gestão tributária exige conhecer a legislação específica para o seu nicho de negócio, considerando obrigações fiscais.

Não cumprir a Lei provoca multas pesadas e sanções que colocam em risco a reputação e o funcionamento da sua empresa.

2. Regime tributário

O regime tributário deve ser adequado para o seu segmento empresarial e o tamanho da sua empresa, para que você não pague impostos sem necessidade.

Existem três tipos de regimes tributários:

  • Simples Nacional: menos custos, mas tem limite de faturamento e outras restrições, unifica os impostos em uma só via – para Microempreendedor Individual, Microempresa ou Pequena Empresa;
  • Lucro Real: tributos incidem sobre o lucro real da empresa, que é verificado pela mesma;
  • Lucro Presumido: lucro determinado pela legislação para cobrar tributação.

3. Use créditos e benefícios fiscais

Crédito fiscal é um benefício para pequenas e médias empresas, não optantes pelo Simples Nacional e que não são prestadoras de serviço. É possível conseguir estorno dos tributos pagos, calculados de acordo com o faturamento da empresa. Mais fácil de ser obtido por empresas de Lucro Real, inclui PIS, COFINS e independe da atividade da empresa.

Empresas com Lucro Presumido podem conseguir crédito do IPI e do ICMS.

4. Utilize softwares para gestão tributária

Na Era Digital em que vivemos, é essencial usar a tecnologia para automatizar e aperfeiçoar processos. 

Softwares de gestão tributária, conhecidos como ERP, podem emitir Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, Escrituração Contábil Digital – ECD – e Escrituração Fiscal Digital – EFD – e agilizar operações, emitindo relatórios e evitando erros.

5. Faça auditorias

Auditorias fiscais permitem que os gestores estejam cumprindo a legislação tributária e fiscal, e identificam erros que fazem com que incidam multas sobre a empresa. Você pode corrigir esses erros.

Por que não contratar serviços de outras organizações, que ajudam a gerenciar a tributação?

Não se esqueça de evitar a inadimplência, que é crime. Verifique a Lei n. 8.137 de 1990, que apresenta penas administrativas para gestão tributária que não esteja de acordo com a Lei.

Esperamos que nosso conteúdo sobre gestão tributária tenha sido útil para você. Está precisando de ajuda com sua gestão tributária? Entre em contato conosco!

Até breve!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Compartilhe nas redes!

Summary
Gestão tributária: O que é e como fazer?
Article Name
Gestão tributária: O que é e como fazer?
Description
O sistema tributário brasileiro é complexo, incluindo vários tributos que se modificam de acordo com o que é vendido. Neste artigo, você vai saber mais sobre gestão tributária, o que é e como fazê-la com eficiência. Tem interesse no assunto? Então continue a leitura e entenda mais sobre a gestão tributária, que é um dos fundamentos para o bom funcionamento e crescimento de uma empresa, afinal, você evita custos e faz os melhores investimentos.
Author
Publisher Name
Escritorial
Publisher Logo


Recomendado só para você!
Se você é profissional liberal ou proprietário de uma empresa,…