
Índice
- Vendeu alguns utensílios, prestou um serviço e agora não sabe se deve emitir a nota fiscal de mão de obra e material? Pode ficar tranquilo! Temos a solução para os seus problemas!
- Quando eu devo emitir as notas fiscais?
- Como emitir a nota fiscal de mão de obra e material?
- Nota fiscal de produto (NF-e)
- Nota fiscal de serviço (NFS-e)
- Assine nossa newsletter
- Compartilhe isso:
Vendeu alguns utensílios, prestou um serviço e agora não sabe se deve emitir a nota fiscal de mão de obra e material? Pode ficar tranquilo! Temos a solução para os seus problemas!
É compreensível você se perder no processo de emissão de nota fiscal de mão de obra e material, afinal, a legislação empresarial brasileira está entre as mais complexas. Não precisa mais se preocupar! Te ajudaremos a evitar qualquer penalização consequente do não cumprimento das obrigações exigidas.
Quando você abre sua empresa de construção civil, pode passar pela sua cabeça que sua função será apenas cuidar dos serviços centrais do seu negócio, afinal, arquitetar e executar é muito mais divertido!
Porém, quando assumimos a responsabilidade de abrir nossa empresa de forma legal, existem obrigações pra qual devemos nos atentar, pois, quando não as cumprimos no devido tempo e da forma correta, poderão haver consequências terríveis!
Após realizar a prestação de serviços ou vender alguns produtos, é muito importante realizar a emissão das notas fiscais correspondentes ao que foi oferecido.
Sim, a nota fiscal de mão de obra e material são diferentes!
Mas pode ficar tranquilo que vamos te explicar de forma muito simples, como resolver toda burocracia e ficar em dia com a Fisco!
Quando eu devo emitir as notas fiscais?
Antes de tudo, você precisa saber que é obrigatória a apresentação de todas as notas fiscais, de todos os os materiais vendidos e serviços realizados.
Quando essa obrigação não é cumprida, o ato pode ser considerado sonegação de impostos, e isso pode te trazer a possibilidade de ser preso!
Então fique atento a essa responsabilidade, visto que ela é essencial se você tem o objetivo de alcançar o sucesso empresarial!
Como emitir a nota fiscal de mão de obra e material?
Agora é o momento de esclarecer esses processos que, a primeira vista, podem parecer impossíveis de decifrar.
Informação importante:
A bola da vez são as notas fiscais eletrônicas, pois além de permitir que o processo de entrega das notas seja muito mais simples para os empresários, elas agilizam o procedimento, diminuem a quantidade de gastos com papel e arquivamento e, por fim, garantem maior segurança durante as transações.
Nota fiscal de produto (NF-e)
A NF-e está relacionada com a Secretaria Estadual da Fazenda, e por isso, todas as notas devem ser encaminhadas para essa instituição a fim de conseguir a autorização necessária.
Para emitir esse modelo, você deve apresentar todos os produtos que foram vendidos, porém, de forma previamente padronizada, fazendo com que a implantação desse documento seja muito mais simples..
Nota fiscal de serviço (NFS-e)
Já na emissão da menos popular NFS-e, a comunicação para aquisição de acesso ao sistema de cadastro deve ser feita com o a prefeitura do seu município, sendo assim, não existe um padrão de estrutura específico que deva ser seguido.
Agora ficou muito mais simples cuidar da nota fiscal de mão de obra e material, certo?
Aproveite a comodidade que as notas fiscais eletrônicas possibilitam para o seu negócio, e elimine qualquer possibilidade de penalização!