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Planejamento Estratégico empresarial em Uberlândia - MG

Planejamento Estratégico empresarial em Uberlândia - MG
Planejamento Estratégico empresarial em Uberlândia - MG

Como melhorar os resultados do meu negócio?

Esta é a pergunta que proprietários de micro e pequenas empresas e empreendedores em geral repetem constantemente , apesar de ser uma pergunta simples, a resposta é complexa, pois depende de uma diversidade de variáveis que devem ser registradas, mensuradas e devidamente controladas.

Melhorar o desempenho de qualquer organização é uma tarefa sistêmica, que começa pelo conhecimento profundo do próprio negócio e da complexidade das variáveis que o afetam. Antes de mais nada, é necessário saber onde se está, onde se quer chegar e como isso pode ser feito.

Receitas, custos, como os recursos estão sendo utilizados e como os resultados tem se comportado ao longo do tempo são aspectos importantes a serem considerados no ambiente interno da empresa. Mas não é só isso. Como nenhuma organização é uma ilha, tão importante quanto avaliar as condições internas é compreender o cenário em que o negócio se insere: mercado, concorrência, tendências econômicas e políticas e questões de tecnologia e inovação.

Não adianta, portanto, que o empresário se limite a resolver os problemas de forma pontual, pois o funcionamento de uma organização ocorre pela interdependência de seus processos e destes com o mundo que os cerca.

EM UMA PALAVRA: É PRECISO PLANEJAR.

Planejamento Estratégico de Resultados

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial bastante conhecida. Não há empreendedor que não tenha, pelo menos, ouvido falar dela. Entretanto, muitos acreditam que o planejamento é uma atividade exclusiva das grandes organizações, que é um trabalho demorado, caro e incapaz de melhorar resultados a curto prazo.

O planejamento estratégico de resultados vem quebrar este paradigma.

O que é planejamento estratégico de resultados?

Planejamento Estratégico empresarial em Uberlândia - MG

Como é realizado o planejamento estratégico de resultados?

  • Começa com um diagnóstico preliminar da empresa, dialogando com o proprietário e/ou sócios, analisando seus números e conhecendo suas instalações físicas;
  • Após esta avaliação prévia, é agendado o trabalho conforme o esforço que será necessário, nas dependências da organização ou em outro local da preferência desta;
  • São realizadas então as reuniões de planejamento, onde se discutirão a identidade e a realidade organizacional, os objetivos estratégicos e as metas, assim como, ao final, a aprovação do plano de ação de melhorias;
  • Todo o trabalho é orientado por quatro grandes diretrizes: maximização de resultados, eficiência operacional, excelência do negócio e desenvolvimento e participação;
  • A execução do plano de ação de melhorias é acompanhada periodicamente, com atualização e correções, se necessário.

Quais são os benefícios deste tipo de planejamento estratégico?

  • Clareza de propósitos, a partir da hierarquização de objetivos, metas e ações;
  • Facilitação de execução das estratégias definidas pelo envolvimento dos principais operadores na construção do planejamento;
  • Mensuração objetiva dos resultados com o uso de indicadores obtidos a partir da própria operação da empresa;
  • Metodologia pode ser aplicada com igual eficácia em diferentes portes de empresas e segmentos de negócios;
  • Trabalho pode ser suportado por sistema de informação (não incluído). Para uma melhor compreensão do processo utilizado em nossa metodologia, oferecemos abaixo uma apresentação detalhada das definições envolvidas.

Conjunto de princípios que definem a organização enquanto negócio: missão, visão, valores.

Envolve a análise das condições internas e do cenário externo, compondo um sistema que permite à empresa se situar em seu horizonte de negócios:

  • Avaliação competitiva de mercado;
  • Análise do desempenho atual da empresa;
  • Identificação de fatores críticos de sucesso.

Grandes linhas de ação que direcionam as melhorias a serem implementadas:

  • Maximização de resultados: ações prioritárias relacionadas a mercado, clientes, produtos, serviços agregados e outras fontes de receitas;
  • Eficiência operacional: ações de gestão financeira e de custos, orçamentos, utilização de recursos, investimentos e outros;
  • Excelência do negócio: projeções referentes a processos, tecnologia, inovação, competitividade, ciclo de vida de produtos;
  • Desenvolvimento e participação: comunicação interna, gestão de pessoas, cultura organizacional, relacionamento corporativo, reputação.

Estabelecimento dos resultados pretendidos em cada linha de ação estratégica

Determinação dos resultados pretendidos em registros mensuráveis.

Unidades de mensuração de resultados.