Esta é a pergunta que proprietários de micro e pequenas empresas e empreendedores em geral repetem constantemente , apesar de ser uma pergunta simples, a resposta é complexa, pois depende de uma diversidade de variáveis que devem ser registradas, mensuradas e devidamente controladas.
Melhorar o desempenho de qualquer organização é uma tarefa sistêmica, que começa pelo conhecimento profundo do próprio negócio e da complexidade das variáveis que o afetam. Antes de mais nada, é necessário saber onde se está, onde se quer chegar e como isso pode ser feito.
Receitas, custos, como os recursos estão sendo utilizados e como os resultados tem se comportado ao longo do tempo são aspectos importantes a serem considerados no ambiente interno da empresa. Mas não é só isso. Como nenhuma organização é uma ilha, tão importante quanto avaliar as condições internas é compreender o cenário em que o negócio se insere: mercado, concorrência, tendências econômicas e políticas e questões de tecnologia e inovação.
Não adianta, portanto, que o empresário se limite a resolver os problemas de forma pontual, pois o funcionamento de uma organização ocorre pela interdependência de seus processos e destes com o mundo que os cerca.
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial bastante conhecida. Não há empreendedor que não tenha, pelo menos, ouvido falar dela. Entretanto, muitos acreditam que o planejamento é uma atividade exclusiva das grandes organizações, que é um trabalho demorado, caro e incapaz de melhorar resultados a curto prazo.
O planejamento estratégico de resultados vem quebrar este paradigma.
O que é planejamento estratégico de resultados?
Conjunto de princípios que definem a organização enquanto negócio: missão, visão, valores.
Envolve a análise das condições internas e do cenário externo, compondo um sistema que permite à empresa se situar em seu horizonte de negócios:
Grandes linhas de ação que direcionam as melhorias a serem implementadas:
Estabelecimento dos resultados pretendidos em cada linha de ação estratégica
Determinação dos resultados pretendidos em registros mensuráveis.
Unidades de mensuração de resultados.