• Possui alguma dúvida?
  • Phone: +(34) 3212-1477
  • Email: contato@escritorialcontabil.com.br
Stay Connected:

Planejamento estratégico — Construa o alicerce para o sucesso do seu negócio!

planejamento estratégico

Sua empresa ou escritório de engenharia possui um planejamento estratégico? Descubra, agora mesmo, como obter previsibilidade e maior assertividade em seus projetos!

O papel do planejamento estratégico para engenheiros, indiferente do setor de atuação do seu negócio, é extremamente crucial para sucesso dos seus projetos.

E como você bem deve estar familiarizado(a), atrasos e imprevistos são os maiores vilões do caixa da sua empresa e dos resultados das suas operações.

Pensando nisso, nós, da Escritorial Contabilidade, preparamos este artigo com dicas para te auxiliar a elaborar um planejamento estratégico de sucesso e seguro de possíveis imprevistos. Confira!

Planejamento estratégico, o que é?

Um passo de cada vez, vamos começar pela definição de planejamento estratégico.

Podemos definir planejamento estratégico como um conjunto de métodos e análises que têm como finalidade traçar metas e objetivos que visem alcançar o sucesso empresarial.

Dentro dessa definição, ainda podemos acrescentar que, no ramo da engenharia, o planejamento estratégico ganha ainda mais importância, visto que, um engenheiro deve ter total ciência do que será e do que já foi executado, evitando assim a miopia operacional.

Na área de construção civil, por exemplo, o engenheiro deve entender muito bem:

  • Qual a sua situação atual;
  • Quanto ele, ou ela, possui de orçamento disponível;
  • Qual o prazo de execução do projeto;
  • Quem é a sua equipe.

E por aí vai…

O segredo de um bom planejamento estratégico está na capacidade de compreensão da sua situação atual, e em como você consegue estruturar soluções assertivas sem que isso impacte:

  • seu tempo;
  • seu orçamento/investimento.

Mas, agora vamos ao que interessa!

Como estruturar um planejamento estratégico

A primeira etapa para estruturação do seu planejamento estratégico é a identificação da sua situação atual.

1 — Definindo o seu MVV

A melhor forma de entender o seu ambiente interno é através do seu MVV.

O MMV (Missão, Visão e Valores) é responsável por determinar a identidade do seu negócio, por isso entendê-lo, avaliá-lo e até revalidá-lo é tão importante para o autoconhecimento da sua organização.

Para isso, responda perguntas como:

  • Onde estou no mercado e onde quero chegar?
  • Quais atitudes deverei tomar para chegar nesse objetivo?
  • Como pretendo chegar nesse objetivo e em quanto tempo?

Essa é só uma base simples, o que irá realmente contar é o seu conhecimento sobre o SEU negócio.

2 — Realize uma análise SWOT

Agora que você já sabe quais são os seus valores e qual a situação interna da sua empresa, é preciso entender o ambiente externo.

Para tal, realize uma análise S.W.O.T. (Strengths, Weaknesses,Opportunities and Threats, que traduzido do inglês, significa, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Tal análise, como o nome já sugere, mapeia os pontos internos e externos da sua empresa.

As forças e fraquezas correspondem aos fatores internos da sua organização, a definição do MVV pode te auxiliar nesse momento.

Você pode destacar pontos positivos relacionados à sua operação e pontos negativos relacionados à comunicação da empresa, por exemplo.

Contudo, o importante é ter um panorama completo da sua situação interna.

Já as oportunidades e ameaças correspondem aos fatores externos da sua organização.

Você pode destacar algum diferencial competitivo que a sua empresa possua como uma oportunidade e algum fator econômico ou geográfico como uma ameaça, por exemplo.

No entanto, lembre-se que esses são dados precisos e não são baseados no “achismo”, preencha o máximo de informações relevantes que conseguir sobre a sua empresa e a sua colocação no mercado.

Análise SWOT: Matriz F.O.F.A.; Fonte: Marketing de Conteúdo.

3 — Definindo objetivos

Caso julgue necessário, você pode coletar mais dados nas etapas 1 e 2, contudo, agora, chegou a hora de iniciarmos a definição do seu plano de ação.

Supondo que você já tenha ciência da situação atual do seu negócio, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo, fica mais fácil compreender quais são as necessidades da sua empresa ou dos seus projetos.

Com tais necessidades em mente, ordene-as em prioridades e defina qual dessas necessidades é a que possui maior urgência de ser sanada. Esse será o seu objetivo principal.

Definido o seu objetivo principal, determine quais as ações que deverão ser tomadas para alcançá-lo, essas serão suas metas.

Distribua seus objetivos e metas em prazos e setores responsáveis, não se esqueça de documentar tudo isso.

Você precisa ter uma visão minuciosa, a longo prazo, de tudo que deverá ser executado em seu planejamento estratégico.

3 — Analise seus resultados e antecipe-se aos imprevistos

Defino o seu plano de ação, monitore o andamento dos seus processos.

É importante definir alguns indicadores de desempenho como alerta para antecipação de possíveis problemas com os seus projetos.

Você pode indicar o tempo de execução das tarefas, o dinheiro investido, o número de funcionários delegados para desempenhar as funções, etc.

O importante é saber o que está dando certo e o que não está.

Por fim, análise todos os erros que podem ter surgido, mesmo que contidos, e avalie a melhor maneira de extingui-los da sua operação.

Esse é um processo que demanda tempo e dedicação, e é justamente por isso que nós, da Escritorial Contabilidade, queremos te auxiliar a conquistar resultados cada vez assertivos sem que o tempo se torne um inimigo para o sua empresa.

A Escritorial é um escritório de contabilidade em Uberlândia especializado em contabilidade para engenheiros, prestamos o serviço de planejamento estratégico de resultados, com o objetivo de alavancar os resultados da sua empresa com efetividade.

Para saber mais, entre em contato conosco!

Acesse o nosso Facebook: @EscritorialContábil

#contabilidadeemuberlandia #escritorialcontabilidade #contabilidadeparaengenheiros #planejamentoestrategico

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Compartilhe nas redes!



Recomendado só para você!
A Folha de Pagamento para Escritório de Engenharia é indispensável.…