Índice
Controle de contas a pagar: como montar para o seu bar ou restaurante?
Ter um controle de contas a pagar estruturado e organizado garante eficiência nos processos mantendo a saúde financeira do empreendimento. Saiba como montá-lo!
O controle de contas pagar de uma empresa é fundamental para analisar todos os custos envolvidos na operação, bem como estratégias para impulsionar o negócio no mercado.
Segundo a ABRASEL, em 2022, 28% das empresas que representam o setor estão trabalhando no prejuízo. O motivo foi a inflação alta nos alimentos, o que impossibilitava o comerciante de repassar os preços.
Nestes casos, se houvesse um controle assertivo de contas a pagar, os gastos poderiam ser melhor controlados, além de ter um provisionamento guardado em casos de emergência.
Se você deseja saber como funciona e como montar um controle de contas a pagar em seu bar ou restaurante, continue a leitura até o fim.
Controle de contas a pagar: entenda como funciona!
O controle financeiro representa todos os registros de contas a pagar e a receber previamente agendados, ou seja, que ocorrem periodicamente e também de despesas não agendadas.
As despesas que não são agendadas são as que não estão previstas, contudo há a possibilidade de ter que pagar. É a partir daí que surge o provisionamento.
O objetivo de ter um controle das contas da empresa é justamente preparar o empresário para os mais distintos cenários que possam surgir.
No caso de bares e restaurantes, esse controle deve ser feito periodicamente ou sempre que for possível, pois as entradas e saídas de caixa são diárias.
Como montar um controle 100% efetivo?
Todo e qualquer empreendimento necessita de uma gestão financeira para ajudar o negócio a prosperar. Aprenda como montar um controle de contas assertivo.
1- Entenda o mercado, bem como seus concorrentes, localização e os produtos servidos.
2- Estruture um plano de negócio com todas as informações dos custos, estrutura, recursos, e atividade que a empresa exercerá, como, por exemplo, venda de bebidas à noite e almoço de dia.
3- Contrate os fornecedores e estabeleça um relacionamento duradouro para não arriscar ter reclamações de clientes por algum produto diferente do habitual vendido.
4- Invista em um excelente produto, principalmente no que se refere a qualidade e destaque perante a concorrência. Em outras palavras, busque inovar o cardápio do negócio.
5- Preste um excelente atendimento ao cliente, especialmente em ambientes de bar e restaurante, pois são sempre movimentados e exigem uma equipe ágil e prestativa.
6- Controle o fluxo de caixa contando com imprevistos, sazonalidades e principalmente, respeitando o processo de crescimento do negócio.
Nos primeiros anos é muito comum o empresário não poder contar com o lucro, contudo este processo é de suma importância para o crescimento e prosperidade do negócio.
Conte com o apoio da Escritorial!
Independente do tipo de negócio, é fundamental ter um contador auxiliando no processo de controle de contas a pagar.
Com uma gestão financeira feita de forma assertiva na empresa, é possível visualizar todas as contas, antecipar ou mesmo se preparar para imprevistos.
Com os negócios devidamente estruturados, sobram recursos para fazer investimentos possibilitando prestar um serviço de qualidade e inovador aos clientes.
Portanto, não hesite em contar com a Escritorial!
Somos uma contabilidade especializada para bares e restaurantes e vamos prestar todo o suporte necessário para garantir um negócio organizado, saudável e lucrativo.
Entre em contato conosco!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM OS NOSSOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS!