Índice
Conheça os principais problemas no varejo que você precisa evitar
São muitos os problemas no varejo, e mantê-los sob controle pode ser um desafio. É importante estar atento a estes problemas para que possa tomar medidas visando evitá-los.
Quando se trata de administrar uma loja, as coisas nem sempre correm bem. Desde problemas na cadeia de fornecimento até problemas de funcionários e tudo o que está entre eles, há muitas armadilhas potenciais para qualquer varejista.
Entretanto, se você estiver ciente destes problemas potenciais e tomar medidas proativas para evitá-los, poderá manter sua loja funcionando sem problemas e com eficiência.
Continue lendo para descobrir os principais problemas no varejo e como você pode evitá-los.
Leia também:
- Como determinar o custo da mercadoria vendida;
- Controle de Fluxo de Caixa para Varejo – os pontos essenciais!
- Conheça datas importantes para o varejo e programe as vendas em sua empresa.
Quais são os principais problemas no varejo?
1. Problemas com a precificação dos produtos
Estabelecer um preço que seja atrativo, competitivo e ainda respeite sua margem de lucro é um dos principais problemas no varejo.
Entretanto, trata-se de um ponto muito importante, pois a precificação pode impactar não apenas o preço dos produtos, como também as vendas, a lucratividade e a captação e retenção de clientes.
2. Questões de marketing e publicidade
Embora a maioria dos varejistas reconheça a importância do marketing, em muitos casos há pouco investimento nessa área.
No entanto, problemas de marketing e publicidade podem levar a menos tráfego, menos vendas e menor captação de novos clientes, causando um forte impacto em seus resultados.
3. Problemas de gestão de estoque
Os varejistas, muitas vezes, têm expectativas irrealistas sobre a rapidez com que venderão seus produtos. Isso leva ao excesso de estoque sendo mantido nas prateleiras, o que pode se tornar problemático.
Afinal, esse excesso pode amarrar o fluxo de caixa e causar prejuízos devido à perda de produtos, seja por validade, relevância etc.
Além do excesso, também pode haver a falta de disponibilidade do produto para os clientes, o que pode prejudicar as vendas e deixar os clientes frustrados.
4. Problemas de comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor está em constante evolução. Isso pode fazer com que os varejistas enfrentem problemas para reter seus clientes.
Um bom exemplo são as compras online. Os clientes agora esperam poder realizar pedidos e compras de casa, através de um site bem elaborado, detalhado, atrativo e de fácil acesso, bem como entregas rápidas e eficientes.
Outro ponto importante é oferecer diferentes formas de condições de pagamento, como boleto, PIX, cartões de crédito e de débito de diferentes bandeiras.
Os varejistas que não acompanham essas mudanças se encontram em desvantagem competitiva e podem perder clientes.
5. Problemas de fluxo de caixa
Outro importante problema é a questão do fluxo de caixa. Afinal, um fluxo de caixa negativo pode fazer com que você não tenha dinheiro para pagar seus funcionários, pagar fornecedores para a compra de insumos e manter o seu próprio comércio varejista.
Como evitar os problemas no varejo?
Ter um bom planejamento e contar com o suporte de especialistas contábeis são demandas fundamentais para que você possa evitar os problemas no varejo.
Com o suporte da Escritorial, por exemplo, você poderá realizar a correta precificação de produtos, cuidar da gestão efetiva do seu estoque, ter o controle do seu fluxo de caixa e muito mais.
Conte com o suporte especializado da Escritorial!
Nós, da Escritorial, somos uma contabilidade especializada no comércio varejista e vamos auxiliar em todo o processo contábil, fiscal e estratégico a fim de que você consiga se proteger de problemas no varejo e mantenha seu negócio organizado, saudável e lucrativo.
Entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre os benefícios de contar com os nossos serviços especializados.
CLIQUE AQUI PARA PROTEGER SEU NEGÓCIO DE PROBLEMAS NO VAREJO!