• Possui alguma dúvida?
  • Phone: +(34) 3212-1477
  • Email: contato@escritorialcontabil.com.br
Stay Connected:

Carnê Leão: estou obrigado(a)?

O Que Voce Precisa Saber Sobre Carne Leao Para Nao Cair Na Malha Fina Confira Na Descricao Post - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade

Entenda o que é e quem está obrigado a recolher o IR através do Carnê Leão

Você também tem dúvidas sobre o Carnê Leão? Em nosso artigo vamos te explicar do que se trata e como você deverá preenchê-lo

O Imposto de Renda é um tributo que traz muitas dúvidas para pessoas físicas e jurídicas, e dentre os assuntos que costumam ser objeto de questionamento, temos o Carnê Leão.

Isso porque o recolhimento do imposto através dele é feito em situações específicas, não estar atento a quais são elas poderá fazer com que você tenha sérios problemas junto a Receita Federal.

Com o objetivo de te auxiliar nessa tarefa foi que fizemos o presente artigo.

Nele vamos conversar um pouco sobre o que é o Carnê Leão, dificuldades enfrentadas por contribuintes relacionados ao assunto, quem está obrigado a recolher através dele e vamos te dar uma dica inteligente para simplificar todo esse processo e que vai te ajudar a ter um bom relacionamento com o fisco.

Então, vamos lá?

O que é o Carnê Leão

Carnê Leão é uma modalidade de recolhimento do Imposto de Renda de Pessoa Física, que deve ser recolhido mensalmente.

Essa informação é importante, pois em grande parte das vezes, os valores que indivíduos recebem são descontados na fonte, por exemplo, quando os salários são pagos e nos casos em que se aplica.

Recebe esse nome pois era muito comum se adquirir um carnê nas papelarias com os formulários das guias de recolhimento quase prontos, bastava apenas preencher algumas informações, como CPF do contribuinte e valor que deveria ser recolhido.

Em alguns lugares ele ainda existe, mas o Carnê Leão da forma impressa perde cada vez mais espaço para ferramentas de preenchimento digitais.

Quais as principais dificuldades que contribuintes possuem ao preenchê-lo?

Bem, tratando-se do Carnê Leão, uma das principais dificuldades tidas pelos contribuintes está em saber se, de fato, estão obrigados a recolher seu Imposto de Renda através dessa modalidade.

Principalmente quando se está habituado a realizar um tipo de recebimento durante o ano, como o salário, cujo valor do tributo é retido pela própria empresa e se recebe de forma não habitual, valores cujo Imposto de Renda deve ser recolhido através do Carnê Leão.

Quem está obrigado a recolher o Imposto de Renda através do Carnê Leão e como deve ser feito?

É fundamental estar atualizado quanto às exigências, isso vai te ajudar a evitar surpresas desagradáveis e gastos desnecessários com juros, correção monetária ou mesmo cair futuramente na malha fina da Receita Federal.

Nesse contexto, é importante saber que, de forma geral, devem recolher o respectivo tributo através do Carnê Leão, principalmente, profissionais liberais que recebem valores de pessoa física ou mesmo indivíduos que receberam quantias do exterior.

Entenda como nós, da Escritorial, podemos te ajudar quando se tratar do seu Carnê Leão e Imposto de Renda

Não estar em dia com a Receita Federal pode trazer sérios problemas.

Sabe como evitar que isso aconteça?

Através de apoio especializado, e nós, da Escritorial, podemos te ajudar nessa tarefa!

Somos uma contabilidade especializada em Imposto de Renda e podemos te auxiliar a saber se, de fato, o Imposto de Renda dos seus rendimentos deverá ser recolhido através do Carnê Leão.

Lembre-se que a legislação dessa área é bastante extensa e tem muitos detalhes, contar com ajuda profissional é o caminho mais seguro para que tudo seja feito da forma correta.

Então, o que você ainda está esperando para clicar no ícone do WhatsApp localizado no canto inferior direito da sua tela e conversar com um de nossos profissionais?

Aguardamos o seu contato!

PRECISO DE AJUDA PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Compartilhe nas redes!

Summary
Carnê Leão: estou obrigado(a)?
Article Name
Carnê Leão: estou obrigado(a)?
Description
Entenda o que é e quem está obrigado a recolher o IR através do Carnê Leão
Author
Publisher Name
Escritorial


Recomendado só para você!
Departamento Pessoal: Conheça as principais tarefas dessa área