Índice
Confira o passo a passo para abrir um escritório de advocacia
Entenda os principais fatores a serem analisados e considerados na hora de abrir um escritório para desempenhar suas atividades na área da advocacia
Se você decidiu se tornar um empresário legal, você pode ter dúvidas sobre como começar um escritório de advocacia. Isso é algo que a faculdade de direito normalmente não ensina, deixando os graduados sem o conhecimento dos princípios empresariais mais básicos.
Felizmente, posso ajudá-lo nesta tarefa e demonstrar o que é necessário para abrir um escritório de advocacia.
Para começar, você deve estar licenciado e registrado oficialmente na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Quanto ao investimento inicial, ele muda dependendo de fatores como o equipamento adquirido, tamanho do escritório, área de atuação, localização e outros que podem ser discutidos posteriormente.
Preparamos este artigo para mostrar os 10 passos fundamentais para estabelecer um escritório de advocacia, bem como quaisquer outras dicas que possam ser pertinentes a esse empreendimento.
Vamos começar?
Qual o custo para abrir um escritório de advocacia?
O valor necessário para iniciar uma prática jurídica varia dependendo de certos itens, tais como se um edifício físico é usado ou não, taxas associadas para alugar um espaço, o preço dos computadores e outros custos relacionados.
Quanto ao registro de uma empresa no Brasil, o custo médio é de R$1500,00.
Como funciona o processo para abertura?
Para abrir um CNPJ para um escritório de advocacia, você deve primeiro registrar sua empresa na Ordem dos Advogados do Brasil, adquirir a autorização da prefeitura local onde ela estará sediada e inscrever-se na Secretaria da Receita Federal.
Em cada uma dessas etapas, deverá apresentar uma cópia de seus documentos, bem como os de quaisquer sócios que possua, bem como documentos especificando o endereço do escritório, um Contrato Social e muito mais.
Caso solicite a ajuda de um escritório de contabilidade para advogados desde o início do processo de estabelecimento de seu negócio, todo o processo será muito mais simples e mais preciso.
Confira alguns materiais relacionados ao assunto nos artigos abaixo:
Quais os passos para abrir um escritório de advocacia?
Então, quais são os passos iniciais para a criação de um escritório de advocacia? As primeiras coisas a fazer são:
- Definir sua área de atuação;
- Realizar uma análise do mercado atual;
- Escolher se trabalhará sozinho ou contará com sócios;
- Entrar em acordo com os sócios, caso haja;
- Planejar as finanças de seu escritório;
- Definir onde será estabelecido o escritório;
- Contar com uma equipe de profissionais qualificados;
- Entender o custo para abrir o seu negócio;
- Investir em marketing para prospecção de clientes;
- Atender às normas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Portanto, buscar o suporte contábil de especialistas no assunto pode ser determinante…
Nós, da Escritorial, podemos te ajudar com isso!
Contabilidade especializada para advogados
A Escritorial oferece vantagens para que você possa aproveitar ao máximo cada minuto!
Oferecemos recursos que aumentam a eficiência como o plano de contas padrão, importando e reconciliando registros bancários de qualquer credor, imprimindo todos os relatórios financeiros e introduzindo o gerador.
O sistema contábil e fiscal existente em nosso país é composto de tantos regulamentos, regras, leis e regulamentos que acaba deixando perplexos muitos proprietários de empresas em diferentes campos, e o legal não é uma exceção — o aumento das normas contábeis tornou a vida cotidiana de muitos advogados mais complicada.
Advogados individuais submetem seus honorários à Receita Federal e, dependendo do valor de seus serviços, eles podem incorrer em um enorme custo financeiro com o pagamento do Imposto de Renda.
No entanto, para se abster de qualquer tipo de problemas e questões com as autoridades fiscais, o advogado ou o escritório de advocacia precisa adquirir os serviços de contabilidade para advogados.
Muitos advogados optam por trabalhar como autônomos, já que não têm a orientação adequada, mas esta nem sempre é a decisão mais eficaz.
A contabilidade para advogados avalia cada situação e fornece a direção mais razoável, já que se poderia ir com a Tributação do advogado autônomo ou a tributação do escritório de advocacia.
É essencial recrutar os serviços de um profissional de contabilidade para advogados ao invés de um contador que oferece serviços gerais, pois isso evitará que o cliente tenha ativos espalhados entre Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, evitando assim uma carga tributária injusta, além de ter mais segurança com o serviço prestado.