Porte empresarial: quais são e como defini-los?

Minha Empresa Mudou De Porte E Agora Veja O Que Fazer Blog Contabilidade Em Uberlândia | Escritorial Contabilidade - Escritorial Contábil

Compartilhe nas redes!

A mudança no porte empresarial é sinônimo de crescimento e força da sua empresa

A mudança no porte empresarial é um demonstrativo de quanto a sua empresa está crescendo. Essa mudança só pode acontecer anualmente. Por isso, é importante contar com os serviços de um contador especializado para que ele possa orientar sobre quais as melhores ações. Leia o nosso artigo e saiba mais. 

O porte empresarial é definido pela capacidade de faturamento, área física, ramo de atuação e produção da sua empresa.  

Sendo assim, ele pode variar de acordo com o crescimento do seu negócio ao longo de sua existência e de forma periódica.

Além disso, o tipo de empresa indica a formação societária, o tipo de atividade desenvolvida e o limite de faturamento que deve ser respeitado. 

Continue conosco para descobrir mais detalhes sobre esse assunto tão interessante. Acompanhe a leitura no post!

Porte Empresarial: entenda um pouco mais sobre esse assunto

O porte empresarial pode ser definido com base em dados financeiros, tais como:

  • receita bruta;
  • dados referentes à capacidade produtiva;
  • número de funcionários;
  • fins de tributação;
  • financiamento. 

O faturamento anual é o indicador mais utilizado, e o cartão CNPJ é o instrumento de consulta para saber se a sua empresa está classificada no porte adequado. 

Ou seja, no momento da abertura da empresa é definido o porte e, a cada ano, a Receita Federal verifica se ele está de acordo com a declaração de faturamento.

Em outras palavras, cada instituição poderá definir o porte por uma ótica diferente.

O número de funcionários, bem como a capacidade produtiva, também são analisados junto ao faturamento anual da empresa. 

Sendo assim, por mais que uma empresa tenha nascido pequena, ela pode, ao longo de sua história, mudar seu porte. Isso significa que ela cresceu.

Ademais, perante as diferentes classificações, é importante ter certeza que o negócio está seguindo a tributação correta. Além de atender a todas as normas legais de acordo com o porte empresarial.

Portanto, se a sua empresa cresceu e mudou de porte, significa que ela está sendo bem gerida. 

Contudo, a importância do porte da empresa na receita é especial para aquelas que estão enquadradas no Simples Nacional. Ou seja, aquelas em que o faturamento não pode ultrapassar 4,8 milhões de reais ao ano.

Escritorial: uma assessoria contábil e tributária completa para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa

Entender qual é o porte da sua empresa é muito importante. Conseguimos ver nesse post que dependendo do faturamento, o porte empresarial mudará.

Sendo assim, a orientação é que você, empresário, siga sempre acompanhado de um profissional contábil especializado para tomar todas as decisões referente à tributação correta para sua empresa.

Nós, da Escritorial, dispomos de profissionais altamente qualificados e experientes em tributação, que estão preparados para realizar o melhor planejamento tributário para a sua empresa, considerando todos os aspectos para que você não sofra penalidades e prejuízos financeiros.

Conosco, você sempre terá informações seguras, pois elas são essenciais e colaboram para o crescimento e organização do seu negócio.

Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo.

Aguardamos o seu contato, até mais!

Ter o melhor planejamento tributário para a minha empresa!

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Os documentos contábeis fazem parte das obrigações da empresa e…
Cresta Posts Box by CP
Precisa de ajuda?