Quatro benefícios que a reestruturação societária pode trazer para o seu negócio

A Reestruturacao Societaria Pode Trazer Muitos Beneficios Para As Empresas Leia Este Artgio E Entenda Blog Contabilidade Em Uberlândia | Escritorial Contabilidade - Escritorial Contábil

Compartilhe nas redes!

A reestruturação societária pode trazer muitos benefícios para as empresas. Leia este artigo e entenda.

A reestruturação societária faz parte da realidade de qualquer mercado. Isso porque mudanças ocorrem todo o tempo e é necessário estar atento.

Esse posicionamento garante sua sobrevivência por muito mais tempo. Afinal, o gosto dos clientes, a legislação, investidores e sócios, tudo é volátil.

Na questão dos sócios, a empresa precisa entender como funciona a reestruturação societária.

Essa questão não está relacionada à abertura da empresa, mas é algo que pode ser feito quando o empreendimento já está há um tempo no mercado.

Essa reestruturação societária pode ocorrer por alguma crise interna ou externa, como uma gestão ineficiente, por exemplo.

Diante disso, trouxemos um artigo muito importante para que você entenda tudo sobre a reserva de uma sociedade.

Reestruturação societária: o que é?

Primeiramente, precisamos entender o conceito de reestruturação societária, que nada mais é que uma alteração no formato, composição ou estrutura de uma sociedade.

O objetivo é melhorar a forma como a empresa atua e se encaixa no mercado.

Esse processo de reestruturação pode acontecer por quatro formas: cisão, fusão, transformação ou incorporação.

Como se dá a reestruturação societária?

Como já foi dito, reestruturação societária pode acontecer por meio de quatro processos distintos. 

Independente de qual deles seja escolhido, o que importa é que tenha ocorrido mediante uma análise criteriosa e seja a mais eficiente. Assim como, todos devem ter conhecimento de cada etapa do processo. Vejamos cada um deles.

  • Cisão

Ocorre quando uma das sociedades transfere seu patrimônio para outra organização. Ou, ainda, quando há uma divisão de uma sociedade em duas empresas diferentes. A empresa que recebe o patrimônio pode ter sido criada para esse fim ou pode ser uma empresa já em atividade.

O processo pode ser parcial, onde apenas parte do patrimônio é transferida. Ou, ainda, pode ser total, onde todo o patrimônio da sociedade é transferido. No caso do processo total, a empresa que cedeu o patrimônio será extinta quando este chegar ao fim.

  • Fusão

Nesse processo de reestruturação societária, duas ou mais empresas se unem para constituir uma sociedade nova.

São extintas as empresas anteriores, porém não são dissolvidas ou liquidadas. É constituída uma nova empresa que absorve todas as obrigações e direitos advindos dessa extinção.

Neste caso, haverá necessidade de obter registros novos, tanto das autoridades federais, quanto das estaduais e municipais.

  • Incorporação

Neste processo, uma empresa é totalmente absorvida por outra. Assim, o patrimônio de ambas é reunido e a incorporada se extingue.

A transferência desse patrimônio ocorre por meio da quitação das ações subscritas. A partir daí, a empresa incorporadora será a responsável por todas as obrigações e bens da empresa incorporada e extinta.

  • Transformação

Neste processo a empresa altera o seu tipo societário. Por exemplo, a empresa se transforma numa sociedade limitada em anônima.

Mas para que isso aconteça se faz necessária a aprovação de todos os acionistas ou sócios. Só não será exigida a unanimidade se o estatuto ou contrato social da organização prever esse tipo de alteração exigindo apenas a aprovação da maioria dos sócios ou acionistas.

Quais os benefícios de uma reestruturação societária?

A reestruturação societária pode trazer muitos benefícios para a empresa. Entenda alguns deles.

  • Fortalecimento da marca no mercado

Duas empresas podem chegar à conclusão que a união entre elas será mais vantajosa. Por isso resolvem juntar suas forças para crescerem e se fortalecerem no mercado.

Isso solidifica as estratégias e une dois grupos de consumidores. Além de incorporar tecnologias novas que servirão para enfrentar a concorrência em seu setor.

  • Planejamento Tributário

Um dos principais benefícios da reestruturação societária é relativo ao planejamento tributário. Neste caso, o objetivo é a redução da carga tributária. 

Isso significa que, baseada na própria legislação, a empresa busca reduzir o pagamento de tributos se adequando a um novo regime tributário.

Os regimes tributários são o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada um deles possui requisitos de enquadramento e características diferentes. 

Diante da nova estrutura e cenário de sócios, o planejamento tributário é o responsável por identificar qual a forma de tributação será a mais indicada não somente financeiramente, mas também administrativamente qual o regime será o mais vantajoso para a nova situação da empresa.

Nesse sentido, para que realmente a empresa aproveite todos os benefícios que o planejamento tributário tem a oferecer, deve ser feito uma análise correta da situação.

Por isso, o ideal é contar com um serviço especializado, o qual fará algumas simulações, análise de contas e muitos outros estudos. Assim ela pode identificar se alguma mudança é necessária e se há a possibilidade de realizar uma mudança mais benéfica para a organização.

  • Alteração do quadro societário

De forma a aumentar a competição, a empresa pode realizar a reestruturação societária. 

Ela pode utilizar o processo de transformação e alterar uma sociedade limitada em anônima, por exemplo.

Essa transformação proporciona, entre outras coisas, uma forma distinta de compor o quadro societário da organização. 

Como exemplo podemos, ainda, utilizar a transformação da sociedade limitada em sociedade anônima. 

Nesse caso, se a empresa opta por uma sociedade anônima de capital aberto, ela permite que todas as suas ações possam ser negociadas na bolsa de valores.

Isso possibilita que ela realize uma captação maior de recursos financeiros.

  • Redução da Concorrência

A reestruturação societária visa se adaptar à concorrência e tornar a empresa ainda mais competitiva.

Os processos de união de empresas são a oportunidade de reunir a carteira de clientes de duas empresas que são concorrentes. Dessa forma, elas podem aumentar a sua fatia de mercado. Seja por meio da incorporação ou até mesmo por fusão, ou cisão.

Tenha o auxílio de um escritório de contabilidade

Para realizar a reestruturação societária é extremamente importante a utilização de uma consultoria especializada neste tema.

Somente ela poderá fornecer as informações e soluções ideais para cada organização e sua situação, orientando na tomada da melhor decisão.

Por isso, se a sua empresa deseja realizar uma reestruturação, consulte nossa equipe de especialistas e sane suas dúvidas sobre o processo e serviços de consultoria.

Nós, da Escritorial, oferecemos diversos serviços contábeis, marketing empresarial e muitas outras soluções para o seu negócio. 

Sem falar  que somos especialistas na implantação de empresas estrangeiras no Brasil

Entre em contato conosco ainda hoje e obtenha a melhor solução para a sua empresa.

ENTRAR EM CONTATO!

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Neste artigo, aprenda o que é classificação fiscal. Em meados…
Cresta Posts Box by CP
Precisa de ajuda?