Conheça os erros de gestão de notas fiscais para evitar o pagamento de multas

Descubra Como Os Erros De Gestao De Notas Fiscais Podem Gerar Multas Por Documentos Blog - Escritorial Contábil

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Erros de gestão podem gerar multas por documento. Saiba como!

Conheça os erros de gestão para poder evitá-los em sua empresa e se proteja do pagamento de multas por documento

Todas as empresas possuem a obrigatoriedade de emitir notas fiscais em situações de compra e venda de produtos ou serviços, bem como em movimentações de mercadorias recebidas pelas empresas.

Esse documento é fundamental para que a empresa se mantenha em conformidade com a lei e evite problemas com o fisco.

Por isso, é fundamental que se mantenha uma eficiente gestão de notas fiscais em sua empresa para evitar erros de gestão que podem causar, por exemplo, o pagamento de multa no valor de R$ 1 mil por documento.

Dessa forma, no artigo de hoje, trouxemos os principais erros de gestão de notas fiscais para que você possa evitá-los em sua empresa.

Acompanhe!

O que é gestão de notas fiscais?

A nota fiscal é um documento com validade jurídica que registra e comprova as operações de compra e venda de produtos ou serviços, bem como as movimentações de mercadorias recebidas pelas empresas.

Dessa forma, podemos classificar as notas fiscais em dois tipos:

  • Notas fiscais de saída: o documento tradicional emitido sempre que ocorrer a venda de um produto.
  • Notas fiscais de entrada: que devem ser emitidas sempre que ocorrer a movimentação de mercadorias recebidas pela empresa, seja devido à compra de produtos, à devolução ou ao retorno.

Sendo assim, podemos entender a gestão de notas fiscais como um conjunto de ações estratégicas para a devida organização, controle, armazenamento e preenchimento correto desses documentos fiscais.

Trata-se de uma operação fundamental para as empresas, pois as notas fiscais possuem regras próprias, com códigos diferentes para tipos de mercadoria, bem como para a operação que está sendo realizada, etc.

Contudo, muitas empresas ainda cometem erros de gestão de notas fiscais, o que pode acarretar graves problemas.

Por isso, listamos abaixo, os principais erros de gestão que você deve evitar em sua empresa. Confira!

Veja também:

Quais são os erros de gestão de notas fiscais?

Os erros mais comuns de gestão de notas fiscais são:

  • Erro na emissão e no armazenamento de notas fiscais de entrada e de saída;
  • Não arquivar as notas pelo tempo necessário de no mínimo cinco anos;
  • Não conferir a autenticidade das notas fiscais;
  • Não fazer cópias de segurança das notas fiscais;
  • Confundir o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) com a Nota Fiscal Eletrônica: a nota fiscal é o próprio formato .xml, o documento que é gerado automaticamente no processo de emissão. O DANFE, por sua vez, é um documento utilizado para acompanhamento de trânsito de mercadorias, verificação das informações relacionadas à operação de compra e venda, etc.

Erros de gestão de notas fiscais podem gerar multas por documento?

Erros na gestão de notas fiscais de entrada podem gerar multas superiores a R$ 1 mil por documento! 

Dessa forma, caso você cometa algum desses erros de gestão, como, por exemplo, não realizar o armazenamento correto por no mínimo 5 anos e um fiscal aparecer na sua empresa solicitando a apresentação de uma ou mais notas fiscais e você não as apresente, precisará pagar a multa devida.

Existem casos, inclusive, em que essa multa pode ultrapassar o valor de R$ 1 mil por documento, com a glosa de dedutibilidade do IRPJ e da CSLL de 34%, mais 9,25% de créditos irregulares de PIS e COFINS.

Para saber mais sobre a aplicação dessa multa, clique no link abaixo:

Evite erros de gestão de notas fiscais, conte com os serviços de excelência da Escritorial!

Agora que você já sabe os prejuízos causados por erros de gestão de notas fiscais, busque realizar uma gestão efetiva e evite essas penalidades. E para uma gestão correta de notas fiscais, nós somos a opção ideal.

Afinal, nós, da Escritorial, temos a expertise necessária para prestar o suporte completo e efetivo para que você realize a correta emissão e registro das notas fiscais, evitando problemas, multas e dores de cabeça.

Então entre em contato com os nossos especialistas agora mesmo para tirar suas dúvidas e conhecer de perto as vantagens de contar com os nossos serviços.

TENHA UMA GESTÃO DE NOTAS FISCAIS EFETIVA EM SUA EMPRESA!

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Conheça os erros de gestão de notas fiscais para evitar o pagamento de multas
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Erros de gestão de notas fiscais podem gerar multas por documento. Leia nosso post e saiba quais são os erros e como evitá-los.
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