• Possui alguma dúvida?
  • Phone: +(34) 3212-1477
  • Email: contato@escritorialcontabil.com.br
Stay Connected:

Cuidado com encargos sociais na engenharia e evite problemas

Atencao O Minimo Descuido Com Essa Area Trabalhista Em Sua Empresa Pode Causar Serio Danos Financeiros Post (1) - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade

ATENÇÃO: o mínimo descuido com essa área trabalhista em sua empresa pode causar sérios danos financeiros!

Entenda mais sobre os encargos sociais que devem ser pagos no seu segmento de engenharia!

As leis trabalhistas no Brasil são bem claras e também complexas, independente do ramo onde você seja profissional, deve estar preparado para dar atenção especial a esse pedaço de suas contas e compromissos jurídicos com o trabalhador.

Qualquer descuido com os encargos sociais, por menor que seja, pode custar caro financeiramente. Além disso, o engenheiro pode sofrer também com processos e ações judiciais por parte do Estado (se identificar algo que esteja em falta com o pagamento devido dos encargos sociais) ou, ainda, por parte do trabalhador que se sentir lesado.

Além do dano financeiro, um erro pode causar um sério dano à imagem e reputação do seu negócio.

Ciente disso, decidimos preparar para você um artigo em que será abordado esse assunto e seus maiores detalhes – e de que forma pode ser feita a prevenção para eventuais riscos. 

O que são encargos sociais?

Encargos sociais são os benefícios indiretos que garantirão a médio ou longo prazo uma segurança ao funcionário que esteve com a empresa.

Essas taxas garantirão ao funcionário sua aposentadoria e outros benefícios com o Estado, daí o porquê de ser chamado de “sociais”.

São, portanto, direitos previstos em lei ao trabalhador, assim sendo, sua empresa possui um compromisso e responsabilidade jurídica com a legislação do país. É aqui que toda essa questão toma uma dimensão ainda mais séria.

Compreender esses encargos também levam você a ter uma maior dimensão sobre o custo por cada empregado que possui e o quanto isso impacta na folha de pagamento, por sua vez, a gestão financeira da sua empresa fica mais esclarecida de onde vem e para onde está indo o dinheiro.

Ao todo, as despesas que você poderá ter entre encargos sociais e trabalhistas nos custos de sua empresa podem chegar aos 40%. 

Conhecê-los é fundamental, pois, dessa maneira, você entenderá mais sobre a obrigatoriedade, riscos envolvidos caso sua empresa fique em falta e, portanto ,seja penalizada com multa ou processo jurídico.

Cerca de 40% da sua folha de pagamento se dá com encargos sociais e trabalhistas, e a conta não é simples

Você tem já os compromissos e desafios típicos da engenharia, os custos já esperados no início das obras e ainda imprevistos que podem ocorrer, como algum atraso ou, no pior cenário possível, uma ação judicial por parte do trabalhador que se sentiu lesado, além, ainda, de uma ação do próprio Estado, que constatou valor em falta nos pagamentos que você deveria realizar.

Mas claro, não é que você não tenha desejado negar um direito e não assumir um compromisso que a lei exige de você, foi algum erro de cálculo ou algum outro encargo que você não conhecia.

Agora é tarde, as partes dos processos já estão em ação e você fica como um vilão da história.

Esse é um cenário extremamente plausível de acontecer e que você deseja evitar a todo custo. No entanto, como cuidar e antecipar eventuais riscos com isso? 

Aqui entra a necessidade de entender os pormenores desses encargos e como não deixar que fiquem em falta. Todavia, vale lembrar, conte sempre com um especialista à sua disposição.

Sobre os encargos sociais, você já entendeu a definição no começo deste texto, agora vamos ao que os compõem:

Planilha Para Calcular Preco De Projeto - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade
  • Instituto Nacional de Seguro Social – INSS;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS;
  • Salário Educação (emprego no setor privado empresarial);
  • Contribuição para o Sistema S – SESC/SENAC, SENAI/SESI, SEBRAE, INCRA (emprego no setor privado empresarial);

Como vê, muitas siglas, agora é necessário entender os percentuais que cada um exigirá de você — detalhe, aqui estou abordando apenas os encargos sociais.

  • INSS 20% – Garante aos funcionários direito à:  

Saúde pública, reparo nos casos de doença, invalidez e auxílio às gestantes, aposentadoria e, também, pensão por morte de um segurado, homens/mulheres, aos seus dependentes, cônjuge ou companheiro(a).

  • FGTS 8% – Por lei, você deve depositar o valor todo dia 7 do mês, essa taxa corresponde à remuneração do trabalhador, incluídas as horas-extras e o 13°.
    • É obrigatório realizar o depósito nos casos de interrupção do contrato de trabalho previsto em lei, como:
      • Auxílio-doença de até 15 dias;
      • Afastamento por acidente de trabalho;
      • Licença-maternidade;
      • Licença-paternidade.

No caso de demissão sem justa causa, você deverá indenizar o trabalhador com 40% dos depósitos efetuados no FGTS no período trabalhado.

  • Salário Educação – 2,50% – promoção da valorização dos professores e asseguração do desenvolvimento e manutenção do ensino básico público.
  • Sistema S – São 9 instituições de escolas profissionalizantes, centros tecnológicos, e laboratórios que atuam na formação e qualificação profissional.  Para que não te assuste, direi aqui pelo menos 3 deles e quanto cobram de taxa respectivamente:
    • Sesi (Serviço Social da Indústria – 1,50%;
    • Senai (Serviço Nacional da Indústria) – 1%;
    • Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) – 0,60%.

Claro, não é apenas isso que você deverá assumir em suas contas, há muito mais o que deverá ser feito.

Porém, vendo todos esses números e siglas, você percebe que a gestão trabalhista em sua empresa deverá estar afiada para lidar com tantos encargos sociais e ainda outros que serão descobertos para prestar contas, estar em dia com a lei e prevenir qualquer problema.

Além de ser um custo de quase 40% na folha de pagamento, isso exige um grande esforço de tempo em análise e estudo minucioso para que seja bem feito.

Contabilidade para a engenharia é a solução que pode poupar seu tempo, economizar custos, evitando pagamento errado de algum encargo e outras dores de cabeça

Sua rotina exige bastante de você como profissional da área da engenharia, consome seu tempo, recursos e mesmo a sua saúde mental.

Afinal, trata-se de encarar o medo de algum problema constantemente e expor aos riscos e fracasso os anos de sua vida dedicados a essa profissão.

Isso pode ser assustador, mas você pode, ainda assim, contar com uma solução. Felizmente, existe contabilidade dedicada e especializada ao segmento da engenharia, isso quer dizer que, diferente dos escritórios de contabilidade em geral que são “pau para toda obra”, um escritório que seja dedicado a essa área da economia pode entender melhor e se dedicar mais em compreender os problemas e desafios do empresário deste setor.

Assim, considerando que o custo de tempo e dinheiro é latente em sua área, um escritório de contabilidade especializado na engenharia pode ter maior assertividade nas medidas estratégicas a serem feitas e na prevenção de problemas trabalhistas, como os que citei acima, além de saber enfrentar a complexidade típica da área.

Você está sempre dando atenção às obras, cumprimento das etapas obrigatórias de entrega dos projetos e planejamento das etapas seguintes, a burocracia envolvida com todo o pessoal que está lhe ajudando nisso não pode ser negligenciada, portanto, é recomendável que confie a especialistas essa tarefa de prevenção e cuidado especial aos encargos sociais.

A Escritorial Contábil trabalha há anos com profissionais da engenharia e sabe como atender sua necessidade da melhor maneira

Graças à experiência que temos adquirido no mercado e às conversas com profissionais desta área que são parceiros nossos e confiam a nós essa tarefa, entendemos como atender melhor seus problemas e realizar uma ação mais preventiva.

Contamos com um conjunto de assessores que conhecem muito bem o seu trabalho e áreas correlacionadas a ela, atentos às mudanças legislativas e às regras dispostas.

Dessa forma, é possível que você receba um atendimento personalizado de nossos profissionais, contando com suas ideias para inovar e deixar sua gestão financeira muito mais estratégica. 

Alguns dos trabalhos que podemos realizar por você são:

    •  Balancetes;
    •  Relatórios e escrituração fiscal;
    •  Folha de pagamento;
    •  Imposto de Renda;
  •  Previsão Orçamentária;
    •  Abertura e fechamento de empresas;
    •  Planejamento tributário;
    •  Emissão de certidões negativas;
  •  Apuração fiscal.

Por isso, entre em contato conosco e saiba mais com um de nossos profissionais como podemos melhorar a vida de sua empresa e deixá-la mais segura com os compromissos sociais e trabalhistas exigidos!

QUERO OBTER O SUCESSO COMO ENGENHEIRO!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Escritorial.

    Prestamos assessoria por meio de uma equipe treinada e qualificada nas áreas contábil, fiscal, pessoal, societária e tributária; além disso, atuamos com Imposto de Renda e com auditoria,

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar o nosso formulário de contato.

    Engenheiro Em Mg - Contabilidade em Uberlândia | Escritorial Contabilidade
    Summary
    Cuidado com encargos sociais na engenharia e evite problemas
    Article Name
    Cuidado com encargos sociais na engenharia e evite problemas
    Description
    ATENÇÃO: o mínimo descuido com essa área trabalhista em sua empresa pode causar sérios danos financeiros! Entenda mais sobre os encargos sociais que devem ser pagos no seu segmento de engenharia!
    Author
    Publisher Name
    Escritorial
    Publisher Logo


    Recomendado só para você!
    Advogado responde às principais dúvidas sobre contratos firmados eletronicamente e…